Início Mod. colectivas Andebol

Andebol – Taça de Portugal Feminina (1/8 final): Veja tudo na andeboltv

5
Federação de Andebol de Portugal

A derradeira fase da Taça de Portugal Feminina antes da Final Four está apenas a um dia de acontecer e há oito equipas a partilhar o mesmo objectivo, das quais seis figuram no Campeonato da 1ª Divisão (SIR 1º de Maio/ADA CJB, Madeira SAD, Alavarium Love Tiles, ABC UMinho, ND Santa Joana Maia e ARC Alpendorada) e as restantes duas atuam no segundo escalão do andebol português: SIM Porto Salvo e AD Sanjoanense Rokefil.

Um dos jogos que merece especial destaque é o confronto entre SIM Porto Salvo, equipa do segundo escalão que está apurada para a fase intermédia em 1º lugar da Zona 6 e que ambiciona a subida de divisão, e SIR 1º de Maio/ADA CJB, atual penúltimo classificado do Campeonato 1ª Divisão Feminina, e que irá lutar pela permanência nas duas últimas jornadas da prova.

A formação de Lisboa deixou pelo caminho, ARE Porto Alto, CS Juventude Mar e o atual detentor do troféu, Colégio de Gaia Toyota por uma margem assinalável de 32-24, e chega a esta fase da competição motivada em alcançar a Final Four, frente a um conjunto que atravessa um período menos positivo e que tem a manutenção em risco.

O plantel da equipa lisboeta distingue-se pela juventude e baixa média de idades (20 anos), e é constituído por nove jogadoras séniores e 14 júniores, sendo que a atleta mais velha tem apenas 24 anos.

Cerca de 95% das jogadoras do plantel sénior, são produto da formação do clube e Paulo Santos, treinador do SIM Porto Salvo, diz que o clube quer seguir em frente e continuar a fazer história.

Do outro lado, o SIR 1º Maio/ADA CJB deixou pelo caminho o Cister SA, e o Maiastars, antes do próximo desafio contra o SIM Porto Salvo.

Apesar da posição complicada no Campeonato 1ª Divisão Feminina, a equipa da Marinha Grande quebrou recentemente uma série de 11 jogos seguidos sem vencer (nove derrotas e dois empates) e leva já duas vitórias consecutivas, alcançadas nas duas últimas rondas.

Uma presença na Final Four da Taça de Portugal antes da última jornada dupla da época, que pode ditar a manutenção, seria o fecho de temporada ideal para a estrutura do SIR 1º Maio/ADA CJB mas, segundo o treinador André Afra, é necessário encarar o próximo adversário com seriedade.

Outro dos encontros que merece especial atenção é o Alavarium Love Tiles – ABC UMinho, que tem início às 18h00 desta quinta-feira. As duas formações ocupam posições bastantes distintas no Campeonato mas lutam com a mesma ambição por um objectivo comum, tal como referem os dois treinadores.

O Alavarium Love Tiles ainda sonha, em paralelo, com a conquista do título de campeão, ainda que esteja dependente dos resultados dos adversários directos, enquanto que a equipa bracarense vai disputar um lugar perto dos cinco primeiros até ao fim da temporada.

No que à Taça de Portugal diz respeito, o Alavarium Love Tiles chega a esta fase após ter deixado pelo caminho NAAL Passos Manuel e SL Benfica, equipa que luta também pelo título da 1ª Divisão; enquanto que o ABC UMinho teve um percurso teoricamente mais tranquilo, ao derrotar duas equipas do escalão inferior: CD Mafra e AC Vermoim Ondarev.

Os dois jogos realizados entre os dois emblemas na edição 2020/2021 do Campeonato 1º Divisão Feminina, foram vencidos pelo Alavarium Love Tiles.

Quanto ao ABC UMinho, Fernando Fernandes salientou a vontade do clube em chegar pela primeira vez à Final Four da Taça de Portugal mas avisa que este será um desafio extremamente complicado a todos os níveis.

Os quatro jogos referentes aos 1/4 de Final da Taça de Portugal irão decorrer esta quinta-feira e todos eles terão transmissão em directo na andeboltv.

1/4 de Final
10.06.2021 – 16h00 – SIM Porto Salvo x SIR 1º de Maio/ADA CJB, andeboltv
10.06.2021 – 17h00 – AD Sanjoanense Rokefil x Madeira SAD, andeboltv
10.06.2021 – 18h00 – Alavarium Love Tiles x ABC UMinho, andeboltv
10.06.2021 – 18h00 – ND Santa Joana Maia x ARC Alpendorada, andeboltv

FP Andebol