Início Mod. colectivas Voleibol

Eurovolley 2021: Portugal confirma presença na fase final

1
Voleibol

A Selecção Nacional de Séniores Masculinos confirmou hoje a presença na fase final do Campeonato da Europa, após vencer a Noruega por 3-0 (25-17, 25-18 e 25-22) e assegurar a liderança da Pool G de Apuramento para o Campeonato da Europa 2021, cujo 2º torneio termina amanhã no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos*.

No primeiro set, e embora sem alguns dos habituais titulares, Portugal chegou rapidamente a uma situação de significativa  vantagem (seis pontos), que lhe permitia comandar as operações do jogo.

Com os portugueses a defenderem praticamente tudo, os noruegueses arriscavam cada vez mais no ataque e cometiam erros nesse fundamento e não conseguiam aproximar-se.

O desfecho não podia ser outro, com Portugal a vencer por 25-17, resultado selado com um serviço falhado por Nikolai Huus.

Com Tiago Violas no serviço, Portugal voltou a adiantar-se precocemente (4-0), vantagem que foi prontamente anulada pela Noruega. A meio do set, Portugal começou a aumentar a pressão, sobretudo com o serviço, e André Lopes logrou distanciar Portugal (18-13).

O capitão norueguês, Jonas Kvalen, tentava remar contra a maré, mas Hugo Gaspar mostrava-se imparável no ataque e foi ele que fixou o resultado: 25-18.

O terceiro set voltou a ter um início equilibrado (5-5). A meio do set, o braço-de-ferro mantinha-se (12-12).  Contribuía para isso a menor eficácia no serviço por parte dos portugueses e uma defesa, quer alta quer baixa, mais organizada da parte dos nórdicos.

O 21-21 chegou num bloco duplo da Noruega, mas seria Hugo Gaspar a selar a vitória e a qualificação: 25-22.

Hugo Gaspar, oposto português de 38 anos, foi o melhor pontuador do jogo, com 19 pontos, enquanto Jonas Kvalen, o capitão norueguês, foi o mais concretizador da sua equipa, com 11 pontos.

Hugo Silva, Treinador de Portugal

Um jogo que nem sempre foi bem jogado por culpa da ansiedade. Este jogo decidia muita coisa e defrontámos uma equipa que estava muito motivada pela vitória da véspera e que não tinha nada a perder.

Contudo, nos momentos cruciais soubemos ser superiores e todo o grupo está de parabéns pelo trabalho que tem feito até agora e pela solidariedade demonstrada em campo“.

Tore Aleksandersen, Treinador da Noruega

Portugal tem uma equipa muito boa. Tivemos de utilizar os mais jovens e eles tentaram, tentaram sempre, mas era muito difícil conseguir ultrapassar uma equipa que joga tão bem tacticamente como Portugal.

Precisaríamos de ter todos os jogadores da nossa Selecção em excelentes condições para lhes fazer frente, mas estou satisfeito porque eles procuraram lutar pela vitória.

Frente à Bielorrússia vamos ter um jogo diferente, mais físico e mesmo táctico”.

FP Voleibol