Início Mod. colectivas Andebol de Praia

EHF Beach Handball EURO 2021: Sorteio do escalão sénior

2
EHF Euro2021 - Séniores Feminino

O sorteio do escalão sénior do EHF Beach Handball EURO 2021 realizou-se esta segunda-feira, para assinalar 99 dias antes do início da competição e foram definidos quatro grupos preliminares, masculinos e femininos. A 12ª edição do EHF Beach Handball EURO terá lugar em Varna, Bulgária, entre 13 e 18 de julho de 2021, após a realização do evento Sub-17, que será disputado na semana anterior e que também já foi a sorteio.

No total, 19 selecções masculinas e 18 femininas irão lutar pelo título nas areias de Varna, com as equipas a serem distribuídas no sorteio com base no seu ranking de Andebol de Praia. As três primeiras nações de cada grupo, no final da ronda preliminar, avançarão para a ronda principal.

No que toca ao feminino, Portugal vai disputar o Grupo C, composto por quatro Selecções, juntamente com Alemanha (vencedora em 2006), Holanda (medalha de bronze em 2019) e ainda Suíça.

A actual campeã Dinamarca enfrenta dois anteriores medalhistas de ouro no grupo A: Ucrânia – que ganhou o primeiro EHF Beach Handball EURO em 2000 – e a Itália, que triunfou em 2009. Os líderes do ranking de Andebol de Praia, Espanha e Turquia, completam a escalação do grupo A.

EHF Euro 2021 - Séniores MasculinoQuanto ao masculino, Portugal está inserido no Grupo D – o único que é composto por quatro equipas – e terá como adversários a Rússia, Selecção que detém o recorde de maior número de medalhas conquistadas (sete no total), Alemanha e Holanda.

A Dinamarca, que venceu nos dois géneros na edição de 2019, enfrentará um duro teste na tentativa de revalidar o título, já que vai defrontar três vencedores: Espanha (2002, 2006 e 2017) e Noruega, que foi vice-campeã na Polónia, em 2019. A Roménia e a Turquia também terão o objectivo de passar do grupo A. FP Andebol