Início Mod. individuais BTT

XCO: Taça de Portugal totalmente internacional

4
Cross Country Olímpico (XCO)

A edição de 2021 da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) é integralmente pontuável para o ranking mundial da disciplina, com as quatro corridas do troféu a serem de classe C2 UCI.

O arranque da competição está marcado para 17 e 18 de abril. A prova tem o aliciante de servir também de inauguração de mais uma pista permanente de BTT em Portugal, integrada no Centro de Estágios de Melgaço.

Em maio haverá duas corridas pontuáveis para a Taça de Portugal de XCO. A segunda prova do troféu nacional de regularidade vai disputar-se em Lousada, nos dias 1 e 2. A terceira prova da Taça de Portugal acontece em Marrazes, Leiria, a 22 e 23 de maio.

O Fundão recebe o Campeonato Nacional de XCO, nos dias 26 e 27 de junho, estando o final da Taça de Portugal marcado para Avis, no fim de semana de 18 e 19 de setembro.

A ambição internacional está também presente na primeira corrida da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM), a Douro Mêda 100 Marathon, aprazada para 30 de maio e inscrita como C2 no calendário UCI.

A Taça de Portugal de XCM, devido à necessidade de alívio de restrições sanitárias para alargar o número de participantes, vai disputar-se maioritariamente no segundo semestre. Após Mêda, o pelotão ruma ao Marco de Canaveses (4 de julho), Melgaço (26 de setembro) e Condeixa-a-Nova (24 de outubro). O Campeonato Nacional de XCM realiza-se em Estremoz, no dia 17 de outubro.

O calendário nacional continua atento às novas tendências de BTT, estando agendados campeonatos nacionais de Eliminação BTT (XCE) e bicicletas de assistência elétrica, no fim de semana de 17 e 18 de julho (local a definir), e de cross country curto (XCC), nos dias 24 e 25 de julho, em Seia.

Miranda do Corvo será o epicentro de uma novidade do calendário 2021, a prova por etapas Aldeias do Xisto MTB Trophy, entre 3 e 6 de junho.

Calendário Nacional BTT 2021: https://www.fpciclismo.pt/prova-btt

FPC