Início Mod. individuais Surf

Nic Von Rupp vence Capítulo Perfeito 2023

70

O surfista português Nic Von Rupp foi o grande vencedor da 9ª Edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong, disputado recentemente na Praia de Carcavelos.

Numa Final disputada com condições espetaculares, mas já com pouca luminosidade, o atleta luso derrotou o compatriota Pedro Boonman (2º), o francês William Aliotti (3º) e o espanhol Aritz Aranburu (4º).

Além da Final toda a prova foi disputada com empenho e afinco por parte de todos os surfistas, mas o grande protagonista foi mesmo Von Rupp, que para além do título de vencedor, levou ainda para casa o troféu especial de Tri-Campeão (que disputava com Aranburu), o prémio de Melhor Português e o prémio de Melhor Tubo, com uma impressionante nota 10, nos Quartos-de-Final.

Em termos monetários, o surfista luso arrecada 18000 euros, sendo 12500 por ter vencido, 2500 pelo Melhor Tubo, 1000 euros por ter sido o Melhor Português e 2000 por ser o único Tri-Campeão.

Ao site oficial da prova e aos microfones da Sport TVNic (que transmitiu toda a prova em direto), Nic Von Rupp referiu que “foi um dia difícil, com muitos heats e muitos momentos altos e baixos; senti que estava longe de ganhar, pois os rapazes começaram a Final muito bem e eu tive de correr atrás; tive algumas oportunidades e esta manhã quando acordei senti que ia ganhar; numa Final todos queremos fazer notas 10, mas por vezes ondas de 5 pontos garantem a vitória; já sonhava com um terceiro triunfo no Capítulo Perfeito desde 2014; ganhar numa praia onde cresci a surfar com grandes «tubos» faz-me sentir que voltei às minhas origens e isso deixa-me especialmente feliz”.

Já Rui Costa, organizador do Capítulo Perfeito powered by Billabong, considerou que “foi um Inverno atípico, com poucas ondas em Carcavelos, o que tornou esta ondulação ainda mais especial; fomos brindados com o maior swell que o Capítulo Perfeito já teve; tivemos a praia cheia num dia de semana para ver vencer um português; só posso agradecer a todos os parceiros que sempre acreditaram, aos surfistas e à praia onde cresci, que hoje nos ofereceu dos melhores dias de competição de surf que já testemunhei”.

Quanto aos restantes prémios, Aranburu fez a melhor pontuação combinada do dia e levou para casa o prémio Best Score, no valor de 2000 euros, enquanto o jovem Matias Canhoto, de 15 anos de idade venceu o Troféu New Generation.

Com uma pontuação de 18,4 pontos (9,9 e 8,5), o natural de Peniche deixou para trás Tiago Faria (2º), Martim Fontes (3º), Salvador Vala (4º) e Francisco Mittermayer (5º). O jovem ganhou um cheque-viagem de 500 euros e uma estadia de 7 dias no Hiddenbay Resort, situado numa das Ilhas Mentawai, na Indonésia.

O prémio que ninguém gosta de ganhar foi parar às mãos do brasileiro Bruno Santos, que fez o melhor Wipeout e arrecadou 500 euros; o antigo vencedor do Capítulo Perfeito teve um dia complicado, fez 3 «wipeout» consecutivos durante as Meias-Finais, mas acabou a festejar a conquista do prémio Ricardo dos Santos, que premeia o surfista com mais Atitude durante a competição.

O Capítulo Perfeito 2023 foi realizado quase no final do período de espera (terminava a 8 de Março), mas terminou em apoteose, com a presença de 5000 espetadores (apesar de ser um dia de semana), alguns deles bem conhecidos do público português, como a atriz Matilde Reimão (namorada de Von Rupp).

Lista de Prémios:

Vencedor: Nic Von Rupp

Melhor Tubo: Nic Von Rupp

Melhor Português: Nic Von Rupp

Melhor Score: Aritz Aranburu (Espanha)

Melhor Wipeout: Bruno Santos (Brasil)

Prémio Ricardo dos Santos: Bruno Santos (Brasil)

Prémio New Generation: Matias Canhoto