
O piloto neerlandês Janus van Kasteren Jr. (IVECO) foi o grande vencedor do Rali Dakar 2023, na categoria Camiões, depois de uma performance espetacular em todas as etapas, que decorreram na Arábia Saudita.
Aproveitando a experiência adquirida em 4 Dakars realizados nos complicados terrenos do país asiático, Kasteren Jr. foi somando vários lugares de pódio ao longo das tiradas e acabou por dominar a classificação geral.
O último lugar do pódio foi ocupado por outro corredor da IVECO, nomeadamente Martin van den Brink, que ficou imediatamente à frente do seu filho Mitchel van den Brink, que também representa a IVECO.
A felicidade da equipa italiana só não foi completa, porque Vick Versteijnen foi obrigado a abandonar na 4ª Etapa, quando estava na luta pela vitória, deixando o caminho livre para os seus 3 colegas.
No final da grande aventura, Fábio Santiago, Responsável de Marketing e Gestor de Produtos da IVECO Truck Business Unut referiu que “estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados pelas nossas equipas e pelos nossos camiões IVECO Powerstar, embora a vitória fique um pouco marcada pela tristeza, fruto do que aconteceu durante a 9ª Etapa [n.d.r. Joan Barreda e Carlos Sainz tiveram que abandonar a prova devido a acidentes que provocaram fortes dores nas costas aos 2 pilotos], pelo o que primeiro que tudo, enviamos a nossa solidariedade a todos os envolvidos.”
“No entanto, temos de demonstrar a nossa gratidão aos nossos pilotos, que se empenharam ap máximo aos comandos dos seus veículos, alcançando uma performance fantástica naquele que foi o mais duro Dakar realizado na Arábia Saudita; estamos imensamente orgulhosos com todas as nossas equipas, que assumiram este desafio com garra e determinação, fazendo com que os nossos camiões brilhassem com performances vencedoras”, finalizou Fábio Santiago.
A IVECO no Dakar’2023:
Classificação Geral – Janus van Kasteren Jr (Vencedor); Martin van den Brink (3º classificado); Mitchel van den Brink (4º classificado)
Equipas – Boss Machinery Team de Rooy Iveco Crews: Janus van Kasteren Jr./Marcel Snijders/Darek Rodewald (nº 502)
Vick Versteijnen/Teun van Dal/Andreas van den Sande (n º504)
Eurol Team de Rooy Iveco: Martin van den Brinck/Rijk Mouw/Erik Kofman (nº 506)
Mitchel van den Brink/Moises Torrallardona/Jarno van den Pol (nº 511)