Início Mod. individuais Atletismo

Mariana Machado e Miguel Marques vencem 15ª São Silvestre de Lisboa

66

A atleta Mariana Machado (Sp. Braga) foi a grande vencedor da Lidl São Silvestre de Lisboa, prova atlética de 10 Km que animou as ruas da capital no passado fim-de-semana.

A corredora bracarense foi a primeira a chegar à meta e assim somar mais um triunfo para as mulheres, na sempre emocionante “guerra dos sexos”, ideia que a organização trouxe dos Estados Unidos mas que tem ganho cada vez mais adeptos entre os corredores e o povo português.

Neste momento, o score continua a dar a vantagem para os homens, mas a diferença é mínima e se as mulheres voltarem a ganhar em 2023, empatam esta “guerra” em 7 vitórias para cada um.

Mariana Machado, que partiu com 4m26s de vantagem sobre os homens (assim como todas as atletas), controlou sempre o seu andamento, não vacilou na zona mais perto da água (onde o frio aperta) e chegou à Av. Liberdade isolada e ao fim de 32m53s.

Vanessa Carvalho (Sp. Braga) terminou em 2º lugar, com o tempo de 34m20s, e Ana Dulce Félix (Benfica) fechou o pódio, completando o percurso de 10 Km em 34m43s.

No setor masculino, Miguel Marques (Sporting) foi o grande vencedor, com 29m10s, terminando à frente de Francisco Rodrigues e Davide Silva (ambos do Sp. Braga), que ficaram nos outros lugares do pódio.

Com estes resultados, a elite feminina conseguiu 3m43s de vantagem para a edição 2023, o que pode dar uma certa vantagem aos homens, pois o tempo é bastante inferior ao verificado este ano.

Recorde-se que esta edição da Lidl São Silvestre de Lisboa bateu o recorde de inscritos, ao juntar 12500 atletas na corrida de 10 Km e 300 crianças na Clube Pelicas São Silvestre da Pequenada.

O recorde de participação feminina também foi batido, com 38% de inscritas, assim como o recorde de nacionalidades (49 países dos 5 continentes).

A Lidl São Silvestre de Lisboa foi organizada pela HMS Sports e pela Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio do IPDJ, Lidl, Associação Mutualista Montepio, Garmin, Hyundai Portugal, Vitalis, Doublet, RTP, Rádio Comercial, A Bola, Pro Runners, Triatl3ta, O Praticante, Holmes Place, Voltaren, MSE Seguros, Multicare Vitality, Sociedade Ponto Verde, Athletika e Fertagus