Início Adaptado

Mundial de Boccia 2022: Ana Sofia Costa sagra-se campeã em BC3

104
Ana Sofia Costa - Mundial de Boccia 2022

A atleta portuguesa Ana Sofia Costa sagrou-se campeã mundial de boccia na classe BC3 feminino, no sábado, enquanto José Abílio Gonçalves conseguiu a prata na vertente masculino, nos campeonatos da modalidade, que decorrem no Rio de Janeiro.

Portugal fechou assim as competições individuais com três medalhas: o ouro de Ana Sofia Costa e a prata de José Abílio Gonçalves juntaram-se ao bronze conseguido por André Ramos, na prova de BC1.

Ana Sofia Costa, que teve como operadora de calha Celina Lourenço, impôs-se na final à australiana Jamiseon Leeson, por 6-2, enquanto José Abílio Gonçalves, apoiado por Paulo Correia, perdeu no jogo decisivo (5-1) com o australiano Daniel Michel, também da Austrália.

Hoje começam as competições colectivas, nas quais Portugal, que levou seis atletas aos Mundiais, está representado com uma equipa BC1 / BC2 e um par BC3.

O boccia destina-se a atletas com deficiência motora (paralisia cerebral em cadeira de rodas, ou doenças neuromusculares), podendo ser disputado individualmente, em pares ou por equipas de três elementos, sem divisão por sexos.

Com Lusa