Início Mod. colectivas Andebol

Taça da Europa 2022: Madeira SAD vence IBV, está mais perto dos 8ºs

126
Madeira SAD - EHF European Cup 2022 - Funchal

Vitória frente às islandesas do IBV Vestmannaeyjar com exibição convincente dá à equipa insular sete golos de vantagem na eliminatória. Segunda mão joga-se este domingo às 17h00, também no Funchal.

A eliminatória vai jogar-se, na íntegra em solo português e as islandesas do IBV Vestmannaeyjar, que jogavam ‘em casa’ no jogo da primeira mão, abriram o activo no Funchal, antes do Madeira SAD responder com dois golos sem resposta.

Aos três minutos, o placard assinalava um empate a dois golos (2-2) e foi nessa altura que as insulares deram o melhor uso às suas armas, para disparar no resultado até ao 2-6, com destaque para os três golos de Perícia Rodrigues, neste parcial de 0-4.

Com uma defesa lusa móvel e subida em determinadas alturas, as dificuldades aumentaram para o IBV Vestmannaeyjar, que só voltou a marcar aos 10 minutos, antes de crescer ligeiramente na partida, reduzindo até ao 5-7, nos dois minutos seguintes.

O Madeira SAD reagiu e os níveis de concentração e eficácia voltaram a subir, o que fez com que a diferença no resultado regressasse também a patamares mais seguros, com o 8-14 a surgir pela mão da pivô angolana Ríssia Oliveira, à entrada para os últimos cinco minutos do primeiro tempo.

As insulares conservaram cinco golos de vantagem ao intervalo, com a guarda-redes Isabel Góis igualmente em destaque, ao protagonizar 44% de eficácia entre os postes no primeiro tempo (sete defesas).

A diferença no marcador passou rapidamente, de cinco golos para nove (11-19), após uma reentrada contundente, o que permitiu ao Madeira SAD gerir o rumo do jogo na segunda parte de forma diferente.

No entanto, a equipa nórdica não desistia e foi conseguindo, por diversas ocasiões reduzir a desvantagem, mas sem nunca chegar a assustar a equipa orientada por António Florido que, aos 44 minutos liderava por 18-23.

A exibição das insulares continuou segura até ao final e a vitória foi confirmada por 23-30, com nota positiva para Patrícia Rodrigues e Maria Duarte, as melhores marcadoras do jogo, ambas com sete golos marcados, e também para a guarda-redes internacional portuguesa Isabel Góis, que terminou a partida com 15 defesas (43% de eficácia).

O jogo da segunda mão está agendado para este domingo às 17h00, também no Funchal.