Início Extra Competição

Formula E 2023: DS Automobiles apresenta oficialmente o DS E-TENSE FE23

95
DS Penske - Fórmula E

Na sequência de uma incrivelmente bem-sucedida segunda geração, que resultou na conquista de duplos títulos de Pilotos e Equipas entre 2019 e 2020, bem como numa série de recordes incomparáveis (10 vitórias, 15 pole-positions e 28 pódios), o conjunto apoiado pela Stellantis desvenda, oficialmente, o seu DS E-TENSE FE23, carro com que vai competir na nona temporada (2022-23).

O monolugar 100% eléctrico de terceira geração, com a sua reconhecível decoração a preto e dourado, assume, na perfeição, o caráter da DS Automobiles e é o testemunho do mais recente salto tecnológico da marca.

O FE23 integra um número significativo de alterações face ao seu antecessor. Os carros da ‘Gen3’ são os mais rápidos de sempre no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E, alcançando uma velocidade máxima de 280 km/h, sendo também 60 kg mais leves do que os equivalentes da ‘Gen2’.

Mas ainda mais importante é a questão da eficiência, com mais de 40% da energia usada numa corrida proveniente da regeneração em travagem.

Significativa é, também, a maior potência do DS E-TENSE FE23, monolugar que alcança os 350 kW, em comparação com os 250 kW do ‘Gen2’, bem como o facto de contar com tracção às quatro rodas.

Uma nova mecânica montada à frente junta 250 kW extra aos 350 kW do eixo traseiro, duplicando a capacidade de regeneração para um total de 600 kW.

Por fim, graças ao novo grupo motopropulsor dianteiro, o ‘Gen3’ é o primeiro monolugar de Fórmula E sem travões traseiros hidráulicos.

Desenvolvido pela DS Performance, divisão de competição da DS Automobiles, o DS E-TENSE FE 23 será a arma de eleição da equipa da DS PENSKE e dos seus pilotos, Stoffel Vandoorne, atual detentor do título de Campeão do Mundo de Fórmula E, e Jean-Éric Vergne, o único piloto na história da Fórmula E a ter conquistado o ceptro por duas vezes.

Reforçada pela sua nova associação com a PENSKE AUTOSPORT, a DS Automobiles continua empenhada em garantir mais vitórias e títulos, bem como em alcançar novos recordes neste campeonato totalmente eléctrico, que continua a ser um vector de aceleração para o seu trabalho de investigação e desenvolvimento.

Mais do que nunca, este compromisso é um projecto-chave para a DS Automobiles, marca que se tornará exclusivamente 100% eléctrica a partir de 2024.

A nova temporada da Fórmula E promete ser uma das mais competitivas desde o início desta competição, em 2014, graças ao inovador novo carro de ‘Gen3’ e a um plantel de onze equipas e regulamentos desportivos reformulados.

As distâncias de corrida serão, a partir de agora, determinadas por séries de voltas, em vez de tempo em pista, passando as equipas a carregar rapidamente os seus ‘Attack Mode’ durante as paragens nas boxes.