Início Mod. colectivas Andebol

Supertaça Ibérica 2022: Apresentada hoje em Málaga

81
Supertaça Ibérica 2022 - Málaga (Apresentação)

Decorreu, durante a manhã de hoje, terça-feira, a apresentação oficial da Supertaça Ibérica em Málaga – cidade espanhola que será palco da primeira edição da prova.

A cerimónia de apresentação decorreu com a presença do Presidente da Delegação de Málaga, José Salado Escaño, o Presidente da Real Federação Espanhola de Andebol, Francisco V. Blázquez e, ainda, o Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro.

A Supertaça Ibérica é o resultado do trabalho conjunto entre a Federação de Andebol de Portugal (FAP) e a Real Federação Espanhola de Andebol (RFEBM), duas entidades que trabalharam lado a lado, nos últimos anos, para promover o andebol em toda a Península Ibérica – como é exemplo a organização conjunta do EHF Euro 2028 (com a Suíça).

Durante a apresentação conhecemos os emparelhamentos das meias-finais que opõem BM Granollers (finalista vencido da Supercopa de Espanha) com FC Porto (Campeão Nacional) e FC Barcelona (Campeão Espanhol) com Sporting CP (Vencedor da Taça de Portugal).

As meias-finais decorrerão durante a tarde de dia 17, sábado, e, no dia seguinte, assistir-se-ão a dois jogos que definirão do quarto ao primeiro classificado da primeira edição da Supertaça Ibérica.

Calendário – Supertaça Ibérica 2022

  • 17.12.2022 – 15h45 – BM Granollers x FC Porto
  • 17.12.2022 – 18h00 – FC Barcelona x Sporting CP
  • 18.12.2022 – 14h45 – 3º / 4º lugar
  • 18.12.2022 – 17h00 – Final

Miguel Laranjeiro considera que a realização desta prova conjunta é importante para o crescimento do andebol ibérico e que esta cooperação só poderá trazer frutos aos dois países

É mais um passo da cooperação entre as Federações de Portugal e Espanha. Não é o primeiro, mas é um passo muito importante. Temos colaborações que envolvem os jovens, temos uma etapa da Arena 1000 que se vai realizar em Portugal; temos vários projevtos transfronteiriços.

Estamos muito próximos, e temos – claro – o evento mais importante em conjunto com a Suíça, que é o Europeu de 2028. E agora, a Supertaça Ibérica – este ano em Espanha, no próximo ano em Portugal – é muito importante.

Esta ligação ibérica, é importante para o desenvolvimento do andebol ibérico, falar de dois países que têm equipas muito fortes no panorama europeu e esta ligação ajuda a que sejam ainda mais fortes”.

O Presidente da Federação de Andebol de Portugal (FPA) acredita que a ‘Europa do Andebol’ estará, durante um fim-de-semana, de olhos postos em Málaga e que esta ligação entre Portugal e Espanha poderá ser vista como um exemplo.

Creio que nos dias 17 e 18 de dezembro, a Europa do Andebol estará a olhar para Málaga, estará a olhar para uma Supertaça entre dois países de andebol, para quatro equipas muito boas.

Esse é o objectivo da Federação de Andebol de Portugal e acredito que também seja o da Real Federação Espanhola de Andebol”.