Início Extra Competição

Dili em festa a poucas horas do jogo de Portugal

58
Qatar 2022

A capital timorense está já em festa, com pequenas caravanas de motas com bandeiras de Portugal a percorrerem a cidade desde o inicio da tarde, horas antes da estreia da Selecção portuguesa de futebol no Mundial do Qatar.

Portugal, Portugal”, gritam jovens nas motas, acenando as bandeiras portuguesas, enquanto serpenteiam por entre o trânsito de Díli.

Pelas redes sociais circulam dezenas de vídeos de todo o tipo, desde ‘rezas’ com a bandeira de Portugal, a imagens de dinheiro apostado na vitória portuguesa – ou nas de outras equipas – ou de muitos timorenses, em vários pontos do país, com a bandeira portuguesa.

Os apoios às Selecções dividem-se – hoje, por exemplo, alguém se queixava das dificuldades de encontrar em Díli uma bandeira do Gana -, mas, claramente, é o apoio a Portugal que predomina.

Muitos timorenses apresentam-se com camisolas da Selecção e nas redes sociais foram recuperadas fotos da visita de Cristiano Ronaldo a Timor, em junho de 2005.

Figura quase mítica em Timor, Cristiano Ronaldo protagoniza outra das ‘guerras’ dos apoiantes em Díli, com muitos, antes de ver como jogará na estreia de Portugal, a ‘gozar’ com os colegas ou amigos que apoiam a outra estrela, Messi, derrotado no seu primeiro jogo.

As paixões pelo futebol internacional em Timor são intensas e há quem faça apostas ‘milionárias’, chegando a pôr em jogo casas, terrenos ou carros.

No mundial, algumas dessas paixões são ainda mais intensas e, por isso, a capital timorense é hoje um mar multinacional de bandeiras, predominando com grande destaque as de Portugal e do Brasil, mas sendo ainda visíveis as de países como Espanha, França ou Alemanha.

Quando Portugal venceu o Europeu2016 de futebol, Díli viveu momentos sem precedentes, com milhares a saírem às ruas em festa, entre eles o próprio líder histórico do país, Xanana Gusmão, que liderou uma vasta caravana pelas ruas.

Hoje, essas como outras imagens da altura também regressaram às redes sociais, onde se multiplicam ofertas de espaços onde a partir das 1:00 da madrugada de sexta-feira (hora local), se pode ver o jogo em directo.

Além do resultado, a dúvida principal hoje é saber se a tempestade que deu alguns sinais de si ao final da tarde vai ou não chegar a Díli e, mais importante que isso, se vai ou não provocar cortes de luz.

Com Lusa