Início Mod. individuais Atletismo

Nacionais Estrada 2022: Integrados na Clássica Famalicão-Joane, dia 2

110
Nacionais de Estrada 2022 - Famalicão-Joane -

Já encerraram as inscrições para os Campeonatos Nacionais de Estrada que se realizam no próximo domingo em Joane, integrados na clássica de estrada Famalicão – Joane.

São cerca de 1500 os inscritos para a 29ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada, entre os quais se destacam os registos dos atletas que integraram os pódios feminino e masculino de 2021.

Assim, avultam as inscrições da bracarense Mariana Machado, campeã nacional, e das ‘leoas’ Ana Mafalda Ferreira e Sara Moreira, segunda e terceira classificadas.

Em termos colectivos, também se apresentam em competição os três primeiros da edição em 2021: Sporting, campeão nacional; Sporting de Braga; e Recreio de Águeda.

Em masculinos, registam-se as inscrições de Luís Saraiva, campeão em 2021, Francisco Rodrigues (ambos do Sporting de Braga) e Filipe Vitorino (CN Rio Maior), bem como dos clubes que também ocuparam as duas primeiras posições colectivas, o Sporting Clube de Portugal (campeão) e o Sporting Clube de Braga.

Estes campeonatos, iniciados em 1990, já foram disputados em diversas distâncias, fixando-se nos atuais 10 km desde a época de 2013/2014. Neste período, em masculinos, o Benfica conquistou cinco títulos contra três do Sporting, atual campeão em título.

Em femininos, o Sporting tem sido dominador, sendo campeão, consecutivamente, nas últimas cinco edições da prova.

Na competição do próximo domingo, para além dos títulos já designados, estão em aberto também as conquistas dos títulos nacionais de sub-23 e sub-20 (neste escalão também em disputa a classificação colectiva), disputando-se igualmente os campeonatos nacionais de veteranos.

As provas terão o seu início às 10h50 (femininos) e 11h15 (masculinos), com partida e chegada em Joane.

Mais informações na página da competição e ainda na página Clássica Famalicão – Joane.