Início Mod. individuais Automobilismo

Estoril Racing Tribute: Miguel Sardo regressa com o Porsche 924

124
Miguel Sardo - Automobilismo

Competir no Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos com o emblemático Porsche 924 é o mais recente desafio de Miguel Sardo, cujo percurso no desporto motorizado já atravessou diferentes categorias das duas e quatro rodas, desde 1986.

Piloto de Cascais aposta na promoção dos seus parceiros através do automobilismo e nas causas sociais da Associação Portuguesa Contra a Leucemia e da fundação ‘Make a Wish’.

A competição corre no sangue de Miguel Sardo. O fascínio pelos automóveis e pelas motos nasceu logo na infância, mas foi em 1986 que o jovem de Cascais concretizou o sonho de se tornar piloto.

Começou pelas motos, pelo desafiante mundo do Enduro e das Bajas, até chegar aos automóveis de Todo-o-Terreno, onde chegou a participar em provas do Campeonato do Mundo.

Passou pelo lendário Troféu UMM, com os famosos jipes construídos em Portugal, e em 2016 conseguiu um memorável 11º lugar nas 24 Horas TT de Fronteira, uma das mais duras e carismáticas provas da Europa nesta modalidade, ao volante de uma Mazda do troféu.

Foi o culminar de um percurso que atravessou três décadas, com muita paixão e alguns sacrifícios, para praticar um desporto exigente a vários níveis.

Em 2020, o ‘bichinho’ das corridas falou mais alto e Miguel Sardo regressou à competição, desta vez desta vez nos circuitos de velocidade e no Troféu MINI Classics.

Integrando uma equipa campeã, conseguiu logo três pódios no ano de estreia e disputou o título do Troféu até à última prova, os 250 Km de Jerez de la Frontera, em Espanha.

Porsche… ou um amor à primeira vista

Foi então que surgiu a oportunidade de preparar um Porsche 924 para a velocidade. Há muito ligado ao Porsche Club Portugal, onde é vice-presidente, a paixão pela marca de Estugarda originou um projecto diferenciado: competir com um dos raros 924 que correm em Portugal.

Passou para o Grupo1 de Clássicos, no troféu ibérico organizado pela RaceReady, tendo obtido logo resultados de relevo, ao volante de um carro emblemático.

O Porsche 924 é um carro fabuloso, que nos dá um grande prazer de condução”, afirma Sardo sobre o modelo alemão.

O carro não tem a preparação nem a performance dos Ford Escort, que são bem mais leves e potentes, mas o 924 é extremamente fiável e equilibrado, o que é fundamental para o piloto, pois conseguimos sempre ter muita confiança em pista”.

Representando o Município de Cascais um pouco por todo o país, Miguel Sardo prepara-se para regressar ao Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, no próximo fim de semana, no Circuito do Estoril, integrado na categoria H81 / Grupo 1.

Bem presentes estão as instituições e patrocinadores que apoiam o projecto do Porsche 924.

O meu grande objectivo é dar sempre o máximo retorno às empresas e instituições que apoiam a minha carreira”, refere o piloto e empresário.

É um conjunto de pessoas e empresas que perceberam o potencial do desporto automóvel para promover as suas marcas. E para mim é uma honra também ser uma espécie de embaixador no automobilismo de duas causas que me dizem muito: a Associação Portuguesa Contra a Leucemia e a fundação ‘Make a Wish’“.

Vou para cada prova, para cada corrida, com essa responsabilidade boa, de promover a mensagem destas instituições e representar da melhor forma a minha cidade e o Município de Cascais”, concluiu Miguel Sardo.

O ‘Estoril Racing Tribute – Paulo Alves’ vai animar o Circuito do Estoril no próximo sábado e domingo, com Miguel Sardo a tentar subir ao pódio da categoria no CPVC, por entre quase duas centenas de pilotos que estarão em pista ao longo do fim de semana.