Início Geral

Europeus: Ciclismo, Remo e Triatlo com portugueses em destaque

140
Europeus de Munique 2022

O segundo dia de provas dos Europeus Multidesportos de Munique traz as primeiras esperanças de medalha para Portugal, através do ciclismo de pista, e possibilidades de final no remo.

A ciclista Maria Martins, em scratch, é uma das esperanças do primeiro pódio português nos campeonatos, competindo numa das especialidades na qual tem melhores resultados internacionais, como o bronze mundial em 2020 e o europeu em 2019.

A atleta vem de um período longo sem competir e está, assumidamente, “em preparação para o mundial de outubro”, mas não descarta a sua “ambição” de brilhar no scratch em Munique.

O ciclismo luso conta ainda com Diogo Narciso na prova de pontos, especialidade na qual há três semanas foi medalha de prata nos europeus sub-23 da Anadia.

No remo, os irmãos Afonso e Dinis Costa têm um teste bem exigente na sua ambição olímpica, sendo candidatos a marcar presença na final de double-scull ligeiro.

Para serem bem-sucedidos devem ficar num dos dois primeiros lugares da sua repescagem, que conta com a República Checa e Espanha, respectivamente quarta e sexta em Tóquio2020, onde Afonso Costa foi 13º, na altura com o experiente Pedro Fraga.

Melanie Santos, 22ª em Tóquio2020, apresenta-se em “boa condição” depois de três semanas de estágio em altitude e revelou-se confiante na obtenção de um “muito bom resultado” na prova de triatlo em Munique.

A triatleta portuguesa será acompanhada de Maria Tomé, que trabalha para a acompanhar na luta rumo a Paris2024, até para a constituição de equipas mistas, e Helena Carvalho, ainda sem o mesmo nível das compatriotas.

Programa para hoje dos portugueses (horas de Lisboa)

  • 09:18 – Remo: Afonso Costa e Dinis Costa, em double-scull ligeiro
  • 16:15 – Triatlo: Melanie Santos, Maria Tomé e Helena Carvalho em elites
  • 16:47 – Ciclismo/pista: Maria Martins (scratch)
  • 17:15 – Ciclismo/pista: Diogo Narciso (pontos)