Início Mod. individuais Ciclismo

Volta a Portugal 2022: Rafael confirmou ser Rei(s) dos Prólogos

100
Rafael Reis - Volta a Portugal 2022 - Prólogo

Pelo segundo ano consecutivo e quarta vez na carreira, Rafael Reis venceu um prólogo da Volta a Portugal, tornando-se assim o primeiro líder e Camisola Amarela Continente.

O campeão nacional de contrarrelógio completou os 5,4 quilómetros do Prólogo discutido em Belém, Lisboa, em 6:11 minutos, com uma média de 52,3 km/hora.

Quem mais se aproximou da marca foi o companheiro de equipa da Glassdrive-Q8-Anicolor, o uruguaio Maurício Moreira e o jovem britânico Oliver Rees (Trinity Racing), ambos a nove segundos.

Rafael Reis não escondeu a satisfação por num curto período de tempo conquistar três importantes triunfos na sua especialidade.

Foram três vitórias muito especiais, o campeonato nacional, a medalha [de ouro] nos Jogos do Mediterrâneo [Oran 2022] e agora este triunfo a abrir a Volta. Acho que arrancámos com o pé direito”.

No pódio junto ao Mosteiro dos Jerónimos fez-se a festa com Rafael Reis a saborear de novo o espumante da vitória e a vestir de Amarelo.

Estão a participar na competição 18 equipas dividindo-se o grupo em igual número de formações portuguesas e estrangeiras, totalizando 125 ciclistas que representam 22 nacionalidades.

Portugal, com 47 homens, é o país com maior presença, mas os espanhóis aproximam-se muito, com 33 elementos.

A Etapa mais Longa

Ainda fresco, o pelotão enfrenta esta sexta-feira o percurso mais longo desta edição da Volta a Portugal Continente a partir das 12h25.

Em teoria, os 193,7 quilómetros que vão ligar Vila Franca de Xira à cidade alentejana de Elvas antecipam um final ao sprint.

Haverá três metas volantes: Vendas Novas (56,6 quilómetros), Arraiolos (102) e Elvas (182,6) quando a corrida passar uma primeira vez pela zona de meta.

Haverá apenas duas contagens de montanha, ambas de quarta categoria: Montemor (79,7) e Vila Boim (172,8).

A chegada, como vai acontecer em todas as etapas, está prevista para as 17h30.

Volta a Portugal Continente 2022: Etapas e Percursos