Início Mod. individuais BMX

Mundial BMX 2022: Renato da Silva 12º classificado em Nantes

69
Mundial BMX 2022 - Nantes

Chegou hoje ao fim a participação da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo de BMX, em Nantes, França, com Renato da Silva a alcançar um resultado de grande nível. O atleta chegou até às meias finais, mas acabou por sofrer uma queda, terminando assim na 12ª posição.

Durante este fim de semana, foram dois os atletas a representaram a Selecção Nacional no Campeonato do Mundo de BMX, em Nantes, França, entre eles Bruno Cardoso, em elites, e Renato da Silva, em júniores.

Bruno Cardoso acabaria por ser eliminado logo na primeira ronda, perante a forte concorrência que acabou por se impor. O atleta terminou na sexta posição na sua série, com um tempo de 30.655s, a 1.8s do melhor dessa mesma série.

Bruno Cardoso seguiu para o ‘last chance qualifier’, uma ronda em que os corredores eliminados têm mais uma oportunidade de passarem aos oitavos de final.

Apenas dois corredores passariam à fase seguinte e o ciclista português acabaria por ser terceiro, terminando assim a sua participação neste Campeonato do Mundo de BMX.

Renato da Silva, à semelhança do seu colega de Selecção, foi também sexto na primeira ronda, não passando directo aos oitavos de final. No entanto, no last chance qualifier, Renato da Silva foi o melhor da sua série, conseguindo apurar-se para a fase seguinte, depois de ter melhorado o seu tempo em mais de dois segundos.

Nos oitavos de final foi segundo na sua série, conseguindo novamente baixar o seu tempo já para a casa dos 30 segundos. Este resultado garantiu-lhe o apuramento para os quartos de final, disputados já neste domingo, ao contrário das restantes rondas, que tiveram lugar ontem.

Nos quartos de final, Renato da Silva não conseguiu fazer um bom arranque, mas a sua audácia permitiu que conseguisse recuperar terreno suficiente para garantir a passagem às meias finais.

Chegado a esta ronda, o corredor da Selecção Nacional teve uma vez mais um arranque complicado e, na tentativa de subir no grupo, acabaria por sofrer uma queda logo na primeira curva. Apesar deste final inglório para uma participação de grande qualidade, Renato da Silva terminou o Campeonato do Mundo de BMX na 12ª posição na categoria de júniores.

Alexandre Almeida, técnico nacional de BMX, que acompanhou os atletas em Nantes, destaca a qualidade dos corredores presentes e mostra-se satisfeito com o resultado alcançado.

Sabíamos que iria ser uma competição bastante difícil e que todas as corridas contavam para avançar o mais possível na competição. O Bruno esteve com um bom ritmo em pista e por escassos centímetros não passou aos oitavos de final.

O Renato obteve um resultado excelente ao alcançar as meias finais na sua primeira época de júnior. Correu sempre de forma inteligente para estar bem colocado na entrada da primeira curva e entrar na cabeça da corrida.

É um jovem com bastante potencial para continuar a evoluir neste desporto ao mais alto nível. Saímos deste mundial satisfeitos com os resultados, com mais experiência e vontade para continuar a trabalhar a Selecção Nacional de BMX”, afirmou Alexandre Almeida.

Durante a semana que passou estiveram também em prova outros atletas portugueses, nas classes ‘challenge’.

No sector feminino esteve Leonor Carvalho, que em raparigas 14 anos terminou na 29ª posição e em cruisers femininas 13-16 anos em 25º lugar; Matilde Melo, que em femininas 17-24 anos concluiu no 41º lugar.

No sector masculino esteve Leonardo Carmo, em rapazes 15 anos (110º lugar), Bernardo Rocha, em rapazes 16 anos (86º lugar) e cruiser masculino 15-16 anos (42º lugar), Dário Piedade, em master 30-34 (28º lugar) e cruiser 30-34 (22º lugar), Carlos Rosado, em masters +35 anos (17º lugar) e Nelson Neves, em cruiser + 50 anos, 64º lugar).