Início Mod. colectivas Andebol

Torneio Scandibérico 2022: Último teste antes do Europeu

189
Torneio Scandibérico 2022

Comitiva às ordens de Nuno Santos viaja dentro de dois dias para a cidade de Oslo, para defrontar as congéneres da Noruega, Suécia e Espanha em mais um torneio internacional de preparação para o Campeonato da Europa, que arranca no início de agosto.

A Selecção Nacional sub-18 já tem o plantel fechado para participar no Campeonato da Europa, que acontecerá em Montenegro, no início do mês de agosto.

Nuno Santos, Seleccionador Nacional divulgou este domingo a lista composta por 16 atletas que irão, igualmente, participar no Torneio Scandibérico, em Oslo, Noruega, naquele que é o último teste de fogo antes da grande competição.

Esta nova convocatória fica marcada pela integração de seis atletas que estiveram recentemente ao serviço do escalão acima (sub-20), a representar Portugal no M20 EHF Euro 2022, este mês de julho.

São eles, o guarda-redes Diogo Marques; os laterais Vasco Costa e Gabriel Cavalcanti; os pivôs Ricardo Brandão e António Machado; e o central Miguel Oliveira.

No entender do Seleccionador Nacional, a comitiva reforça-se, assim, com qualidade e experiência.

Penso que estes atletas vêm acrescentar um pouco mais, porque são atletas que têm outra experiência, outra bagagem de 1ª Divisão e, logicamente, isso vem acrescentar coisas muito positivas. Para além disso, são jogadores mais altos e mais fortes fisicamente, e tudo isso influencia na escolha.”

No que diz respeito à participação lusa neste torneio Scandibérico, em terras norueguesas, Portugal inicia a participação diante da equipa local, na próxima quarta-feira; segue-se um duelo com a Selecção do país vizinho e, para fechar, o último adversário será a Suécia. Os encontros acontecerão de forma consecutiva, no espaço de três dias, pelo que todos os momentos serão importantes.

Nós vamos encarar este torneio com o objectivo de nos prepararmos o melhor possível para o Europeu, uma vez que quase não estivemos juntos. Os atletas estiveram esta semana a desfrutar de umas pequenas férias, embora eu tivesse contactado com todos eles para os manter activos, mas não iremos à Noruega com qualquer expectativa relacionada com resultados.

Vamos, sim, procurar avaliar o estado em que cada um deles se encontra, procurar dar minutos a todos, aproveitar os jogos para treinar – uma vez que quase não vamos ter oportunidade de o fazer – para chegarmos ao Campeonato da Europa na máxima força”, afirmou Nuno Santos.

Para além dos três jogos, a Selecção Nacional sub-18 vai realizar duas unidades de treino em solo norueguês, nas manhãs que antecedem os dois primeiros duelos.

A viagem de regresso a Portugal está agenda para o dia 29 de julho, após o confronto com a Suécia e, poucos dias depois (2 de agosto), a comitiva seguirá viagem para Montenegro, para disputar o Europeu, cujos adversários serão Croácia, Itália e a Selecção anfitriã, na Fase de Grupos.

Calendário do Scandibérico 2022 (hora de Portugal Continental)

  • 27.07.2022 – 16h00 – Noruega x Portugal
  • 27.07.2022 – 18h15 – Suécia x Espanha
  • 28.07.2022 – 16h00 – Noruega x Suécia
  • 28.07.2022 – 18h15 – Portugal x Espanha
  • 29.07.2022 – 08h00 – Suécia x Portugal
  • 29.07.2022 – 10h15 – Noruega x Espanha

Os seis jogos do torneio vão decorrer na Nordstrand Arena, em Oslo, capital da Noruega.