Home Mod. colectivas Basquetebol

Cabo Verde já tem 3×3 BasketArt em Chá de Alecrim e Ribeira Bote

197
Sofia Ramalho Gomes e João 'Betinho' Gomes - 3x3 BasketArt Cabo Verde

Depois da em Maio de 2021 e por iniciativa de dois ex-internacionais portugueses, nasceram os primeiros dois campos 3×3 BasketArt em Cabo Verde.

Os campos de Chá de Alecrim e Ribeira Bote nasceram da parceria entre a FPB e a Federação Caboverdiana de Basquetebol, integrados no projecto Aminga, de Sofia Ramalho Gomes e João “Betinho” Gomes.

Como é habitual, a FPB forneceu tabelas, coletes e bolas, tal como tem feito com os municípios portugueses que acolhem o projecto 3×3 BasketArt, contando com o apoio imprescindível da FIBA Foundation, que ajudou no transporte do referido material, mas também da Neuce Cabo Verde, que disponibilizou as tintas utilizadas na criação dos campos supra-mencionados.

O apoio da Câmara de São Vicente e a Escola Salesianos foi igualmente importante já que permitiu desalfandegar todos os materiais de forma eficaz e possibilitando o artista plástico cabo-verdiano Héldeer Cardoso colocar mãos à obra.

O campo de Chá de Alecrim será inaugurado este fim de semana, com a realização de um Torneio 3×3, onde vão estar presentes equipas séniores masculinas e femininas e ainda o escalão de Sub16 masculinos.

A inauguração contará ainda com a presença de várias entidades, entre as quais se destaca o Vereador do Património, Sr. Rodrigo.

O campo de Ribeira Bote, também da autoria de Hélder Cardoso, será inaugurado no final do mês de julho, com um jogo de exibição que contará com a presença de ‘Betinho’ e Sofia Gomes. Haverá ainda espaço para um concurso de lançamentos dos três pontos e alguns jogos do escalão de Sub12.

Para o artista cabo-verdiano, foi gratificante fazer parte deste projecto e dar um novo rosto a estes campos.

É muito gratificante ver este resultado duas semanas depois de estar neste projecto. Fiz uma excelente escolha em aceitar o convite e integrar este projecto, até porque vai de encontro àquilo em que acredito.

Arte é isto… transformação, esperança, para mim é isto. Colaborar! Neste caso com o desporto. A reacção nos olhos das crianças e dos pais que receberam estes campos, só confirma que fizemos um excelente trabalho”, confessou Hélder Cardoso.

Numa iniciativa que reuniu apoios de vários quadrantes, foi também fundamental a colaboração da CVMovel, Dino D’Santiago e o Ministério da Cultura e Indústrias Criativas.

Foi também importante o apoio da Dhika, que produziu o design dos equipamentos utilizados no torneio e que serão os prémios do 1º classificado.

As imagens dos campos serão replicadas nestes equipamentos da que serão colocados à venda brevemente.

Recorde-se que o 3×3 BasketArt é um projecto que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol, que tem como objectivo trazer a modalidade para a rua e que consiste em desafiar todos os Municípios do País a constituir-se como parceiros da FPB na promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol.

O projecto em São Vicente pode ser seguida na página de Instagram criada pela Sofia e pelo ‘Betinho’.