
Tentar um bom resultado no disputadíssimo Kart World Championship (KWC): esta é a motivação do piloto caxiense Luiz Sena Jr. (ADESCA – Associação Desportiva Caxiense), que parte para Portugal no próximo fim de semana para a sua sexta participação em competições internacionais de kart.
Após um hiato de dois anos sem ser realizado devido à pandemia da Covid-19, o Mundial de Kart terá as suas provas realizadas de 24 a 30 de julho no Kartódromo de Viana, em Viana do Castelo, Portugal. Participam no Mundial de Kart pilotos oriundos de 32 países, e o Brasil terá 10 representantes.
O campeonato é dividido em duas partes: Nations Cup, corrida longa com seis horas de duração, na qual Sena Jr. estará na equipa Brasil ADESCA Racing ao lado do também gaúcho Kim Krug (campeão da Copa América).
A segunda parte é o campeonato individual, com 8 corridas classificativas de 20 minutos mais 1 volta, com 30 pilotos por corrida. Ao fim, os 64 melhores passam para a semi-final em duas corridas de 30 minutos e os 32 melhores disputam a final numa corrida de 45 minutos com duas paragens de box obrigatórias, num total de 180 pilotos confirmados.
Os karts utilizados na competição são do modelo Sodi GT4 com motor GSX 390cc, semelhante ao pro400 do Brasil, equiparados e preparados pela organização do evento, sendo sorteados em todas as corridas, não podendo um piloto repetir o kart durante o evento.
“Esta será a minha sexta participação em Mundiais de Kart que acontecem em etapa única. Competi na Bélgica 2011, Alemanha 2012, Dinamarca 2013, Brasil 2014, Itália 2016 e Espanha 2017. O nível técnico é altíssimo e a minha melhor colocação foi 33º em 2011 na Bélgica no ano de estreia”, comentou Sena Jr.
“Chegar à final é um sonho distante, vamos lutar bastante para tentar figurar entre os melhores, mas não será uma tarefa fácil, pois a idade já pesa bastante e, por ser um campeonato longo, o preparo físico será de grande valia, assim como a juventude que já não me acompanha: devo ser uns dos pilotos com mais idade entre todos os participantes. Mas vamos para brigar e tentar representar bem o Brasil”, completou o piloto brasileiro Luiz Sena Júnior.