Início Mod. individuais Surf

EuroJunior 2022: Prestações positivas no 2º dia em Santa Cruz

219
Eurojunior 2022 - Santa Cruz

O segundo dia de competição no Eurosurf Junior 2022, que decorre em Santa Cruz até ao próximo fim de semana, foi longo (cerca de 9 horas de campeonato), desgastante, e marcado pelas primeiras passagens às repescagens para todas as equipas presentes na competição.

Portugal não foi excepção a esta realidade, com Aurora Dantas a não resistir à segunda ronda do longboard feminino sub-18 e Martim Fortes, na segunda ronda de sub-16, também a ser relegado para o percurso secundário deste campeonato de júniores da European Surfing Federation (ESF).

Percurso paralelo ao evento principal que, sublinhe-se, também dá acesso à final das medalhas, característica do formato desta competição que traz a Portugal equipas de 13 bandeiras do Velho Continente e Marrocos.

De resto, Portugal nem foi o que mais sofreu neste primeiro teste de fogo, tendo Espanha visto dois surfistas ir para repescagens e Itália também sofrido três baixas. Três equipas que, a par de França, são os crónicos candidatos ao título europeu.

Face a estes resultados, mas sempre sublinhando que estamos a falar de um campeonato com características que desafiam uma visão imediata dos acontecimentos, o Seleccionador Nacional David Raimundo, afirma:

O dia foi bastante positivo, porque quase todos os nossos atletas passaram as suas baterias, surfámos bem, competimos bem de forma consistente e inteligente.

Tivemos apenas dois dissabores, a passagem da Aurora Dantas e do Martim Fortes para as repescagens, este último no final do dia e num heat que, na minha opinião, devia ter passado.

Em suma, um balanço muito positivo e embora os favoritos à vitória neste Europeu sejam Espanha e França, hoje provámos que somos candidatos ao título. Mas ainda há muito campeonato pela frente e amanhã espera-nos mais uma jornada muito longa.”

Hoje é esperado mais um dia de duplo palanque, com competição a decorrer nos lados Norte e Sul da Praia do Mirante, com a perspectiva de condições de mar a subir e boas ondas até ao final da semana.

Pode acompanhar o evento através do live webcast em www.eurosurfing.org ou www.oceanspirit.pt