Início Mod. colectivas Basquetebol

Euro Sub-20 F: Portugal passa aos “Quartos” e assegura Divisão A

360
Selecção Portuguesa - Europeu Sub20 Basquetebol 2022

A Selecção Nacional de Sub20 femininos está nos quartos de final do Campeonato da Europa – Divisão A. A equipa das quinas superou a Bulgária por 90-54 e, além de avançar na competição, também assegurou a continuidade na Divisão A, permanecendo entre a elite do basquetebol feminino de formação europeu.

O encontro na Novomatic Arèna II começou com Maria Leonor Gonçalves a dar início a uma tarde de sonho para a equipa das quinas, ao conseguir converter as três primeiras tentativas da linha dos 6.75m.

Rapidamente, Portugal distanciou-se no marcador, fruto da eficácia no lançamento e do ritmo que as comandadas de José Araújo, Pedro Dias e Fátima Freitas, iam imprimindo no jogo.

Com a pontaria afinada no capítulo do tiro exterior, Portugal chegou ao intervalo com uma percentagem a roçar os 50% de eficácia e já com dez triplos convertidos, assertividade que dava uma liderança de 44-28 à equipa das quinas.

No regresso dos balneários, o rumo do encontro não se alterou e, se na primeira metade do jogo a Selecção Nacional de sub20 femininos se evidenciou pela forma como lançou ao cesto, importa reforçar que a equipa nacional provocou 22 perdas de bola nas adversárias, capitalizando 31 pontos a partir dos turnovers provocados.

Além disto, Portugal sobressaiu ao conseguir capitalizar 23 assistências e 14 roubos de bola, números que atestam a boa capacidade em partilhar a bola, mas também a forte defesa apresentada pela Selecção.

Com praticamente 27 pontos de vantagem à entrada para o último quarto (68-41), Portugal manteve o ritmo e fechou o encontro com um 90-54 no marcador, depois de mostrar a sua supremacia ao longo dos quarenta minutos regulamentares.

O colectivo esteve em destaque, todas as atletas utilizadas fizeram o gosto à mão, sendo que os destaques individuais vão para o duplo-duplo de Jéssica Azulay (17pts, 11res, 1ast, 1rb) que foi bem secundada por Ana Barreto (13pts, 3res, 2ast, 4rb), Inês Vieira (11pts, 1res, 3ast, 4rb), Maria Leonor Gonçalves (12pts, 3res, 2ast) e Beatriz Polici (10pts 5res, 7ast, 1rb).

Com a passagem aos quartos de final garantida, Portugal vai encontrar a poderosa França já esta quarta-feira, pelas 19h15. O encontro tem transmissão no Youtube da FIBA.