Início Mod. individuais Xadrez

Portugal apurado para a Final do Europeu por equipas Chesskid

100
Chesskid 2022 - Região 6

Uma Selecção de quatro jovens talentos portugueses jogou a fase de qualificação do Festival Europeu por Equipas ‘Chesskid’, em partidas semi-rápidas de 10 minutos online, e garantiu o apuramento para a fase final, a realizar em dezembro.

Portugal ganhou o grupo da designada Região 6, superando a Itália, a Espanha e a Grécia.

O Sub-14 David Farias (CX Colégio Português), a Sub-12 Sofia Valente (EX Porto/Colégio Efanor), o Sub-10 Maksym Faryma (independente Torrense) e a Sub-08 Maria Rita Matos (EX Porto/Colégio Efanor) foram os integrantes da equipa nacional, que tão boa conta deu de si.

Nas meias-finais do Grupo da Região 6, Portugal derrotou a Itália, por 8-0 (4-0 + 4-0), apurando-se para a final, na qual defrontou a Grécia, vencedora da Espanha. A final foi um duelo muito mais equilibrado, mas Portugal venceu, por 4,5-3,5 (3-1 + 1,5-2,5), garantindo o passaporte para a fase final.

O ‘ChessKid’ é um projecto de ensino e jogo do xadrez para jovens, que tem o apoio da Federação Internacional (FIDE) e de várias federações nacionais.

As partidas dos grupos de apuramento do Festival Europeu foram realizadas online, no site chesskid.com, e tiveram supervisão de árbitros internacionais, assim como comentários em directo de especialistas, reproduzidos nas plataformas Chess.com / TV Twitch e YouTube.

Link do YouTube para recordar o torneio realizado pelos jovens portugueses

https://www.youtube.com/watch?v=8JhF90Hgwek

FP Xadrez