Início Extra Competição

Handbook For Sport Clubs On The Move: Livro do projecto Erasmus+

86
Villages on the Move Go - Leiria

Dar a conhecer experiências e histórias de diferentes figuras do desporto de sete países europeus envolvidos no projecto Erasmus + ‘Villages on the Move Go’, e divulgar de que modo é possível criar e desenvolver um clube desportivo através da educação de mais treinadores, captação de mais voluntários, organização de eventos e competições, cooperação com a comunidade, ligação com o turismo e resiliência, é o propósito do livro ‘Handbook For Sport Clubs On The Move‘, que acaba de ser lançado com a coordenação do Politécnico de Leiria, um dos parceiros do projecto, através da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).

O livro reúne testemunhos e histórias de vida de personalidades que se dedicam ao voluntariado no desporto, e à promoção de um estilo de vida activo em zonas rurais e suburbanas, nomeadamente na região Centro de Portugal, e dos restantes países parceiros: Finlândia, Bélgica, Lituânia, Eslovénia, Chipre, Hungria.

O livro apresenta dezenas de estudos de caso e entrevistas realizadas a cerca de 40 figuras do desporto, de diferentes modalidades, oriundas dos sete países pertencentes ao projecto.

São pessoas entusiastas do desporto, que apoiam e promovem a atividade física junto da população, nomeadamente através de trabalho voluntário“, explica José Amoroso, professor da ESECS, que assegurou a coordenação do livro com a professora Paula Simões, da ESTG.

Esperamos que a comunidade desportiva e a sociedade em geral se identifiquem com este livro e esta ferramenta, que retrata os testemunhos de pessoas que têm uma história de vida muito ligada ao voluntariado no desporto.

O propósito do livro passa por mostrar testemunhos e histórias de vida de personalidades de diferentes modalidades, para também as darmos a conhecer.

Quisemos ser abrangentes e não nos focarmos apenas e só numa modalidade desportiva ou nas modalidades mais conhecidas“, acrescenta o docente.

No que respeita às personalidades portuguesas retratadas no livro, contam-se Ticha Penicheiro, atleta de basquetebol, e nove figuras do desporto da região Centro de Portugal; Miguel André, da Murillo’s Surf & Bodyboard Academy; José Artur, do Núcleo de Espeleologia de Leiria; Carlos Carmino, do Leiria Marcha Atlética Clube; Clara Leão, da Escola de Dança Clara Leão; Isabel Monteiro, do Clube de Orientação do Centro; Manuel Sousa, da Associação Portuguesa de Deficientes de Leiria; Carlos Vieira, conhecido ‘bombeiro-ciclista’, que pertenceu à União de Ciclismo de Leiria; Marisa Barroso, professora do Politécnico de Leiria e responsável pelo evento ‘All Dance’; e Sara Brito, do Clube de Atletismo da Barreira.

O livro está disponível para consulta em https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/7227