Início Mod. individuais Atletismo

Campeonatos de Portugal em Leiria com alguns dos melhores do mundo

85
Circuito de Meetings

É verdade que num belo dia de Verão uma ida à Praia do Pedrógão até pode concorrer com uma visita ao Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa para assistir às proezas de alguns dos melhores atletas do planeta, mas este fim de semana não será definitivamente o caso.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não antecipa sol para sábado e domingo, pelo que fica o convite para acompanhar os cerca de 30 atletas olímpicos – e tantos outros de enorme qualidade – em competição naquela que é considerada a catedral do atletismo em Portugal.

Leiria oferece-nos o melhor palco para o atletismo e não é só o Estádio Municipal, é também o Centro Nacional de Lançamentos. Falo de equipamentos privilegiados, não só para treino, mas também para o alto nível”, sublinha Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), ansioso por assistir ao desenrolar da prova.

A lista de figuras presentes nos Campeonatos de Portugal é, de facto, impressionante. É esta a prova que junta a maior quantidade de craques numa competição em Portugal e muitos deles chegam a Leiria próximos do pico de forma.

Até porque se apresenta como a derradeira hipótese de conseguirem marca de qualificação para os Mundiais de Oregon, nos Estados Unidos, de 15 a 24 de julho.

Auriol Dongmo, a campeão europeia e mundial em pista coberta, quarta nos Jogos Olímpicos de Tóquio e radicada em Leiria desde 2017 – onde treina com Paulo Reis – é a grande favorita à conquista do ouro no lançamento do peso.

Além da longa comitiva da Juventude Vidigalense, “a melhor escola de formação do país”, como enaltece o vereador do Desporto Carlos Palheira, as também olímpicas leirienses Vânia Silva (martelo), Irina Rodrigues (disco) e Evelise Veiga (comprimento e triplo) estão no lote de inscritas.

No triplo salto, de resto, Evelise lutará pela vitória com a companheira de clube – e favorita – Patrícia Mamona, medalha de prata nos últimos Jogos Olímpicos e ouro no Europeu indoor do ano passado.

Na mesma especialidade, Pedro Pichardo, do Benfica, é o campeão olímpico em título e também não faltará à prova de Leiria. É uma oportunidade única de assistir ao quinto melhor de todos os tempos.

Mas há muitos mais nomes incontornáveis do desporto nacional – todos olímpicos – que vão competir no tartan do Magalhães Pessoa, como Ana Cabecinha, Marta Pen, Susana Costa, João Vieira, Cátia Azevedo, Dulce Félix, Francisco Belo e Tsanko Arnaudov – que agora treina em Leiria –, mas também os jovens lobos Frederico Curvelo, Etson Barros, Isaac Nader e Leandro Ramos.

Exemplo de persistência é Francis Obikwelu, quatro vezes campeão europeu e prata nos Jogos Olímpicos de Atenas’2004, que, aos 43 anos, prevê participar nos 100 metros e na estafeta 4×100 metros.

Ainda presentes estarão dois nomes gigantes do desporto paralímpico em Portugal: Lenine Cunha, o desportista mais medalhado do mundo, participa no salto em comprimento; e Miguel Monteiro, medalha de bronze em Tóquio e antigo recordista mundial do lançamento do peso da categoria F40.

Calendário das provas (pdf)

Leiria 2022