O mestre nacional Júlio Santos continua a ser o melhor exemplo da frase ‘quem sabe nunca esquece‘. Aos 91 anos, o xadrezista do Clube EDP acrescentou mais um título nacional de veteranos à sua extensa colecção, ao sagrar-se, em Peniche, campeão nacional da categoria de mais de 65 anos da época de 2021/2022.
Para conquistar o título, Júlio Santos ficou na segunda posição do torneio, mas como o vencedor, o italiano radicado em Portugal Andrea Gori (Oficina Criativa de Pombal), não tem a nacionalidade portuguesa, o título foi para o veteraníssimo mestre nacional.
Este é o 16º título nacional de veteranos de Júlio Santos e o quarto (em sete) desde que a categorias +65 foi criada. Um feito verdadeiramente notável do jogador mais antigo em atividade do xadrez português, que, também no Hotel MH, em Peniche, já tinha conquistado o título de rápidas da categoria de +65 anos.
A somar a este histórico impressionante, Júlio Santos continua a reforçar o próprio recorde de ser o xadrezista mais velho a obter títulos nacionais.
Para chegar ao título de clássicas, Júlio Santos venceu Rui Mendes (GX Porto) na quinta e última ronda e beneficiou do empate verificado na primeira mesa entre Andrea Gori e o mestre nacional Vítor Morais (Clube EDP).
Na classificação final, Gori somou 4,5 pontos e Júlio Santos e Vítor Morais totalizaram 4 pontos, mas o melhor desempate deu o título a Júlio Santos.
Classificação final
- 1º Andre Gori (Itália, Oficina Criativa de Pombal), 4,5
- 2º Júlio Santos (MN, Clube EDP), 4 – campeão nacional
- 3º Vítor Morais (MN, Clube EDP), 4
- 4º Custódio Plhais (Ateneu do Montijo), 3,5
- 5º Fernando Alves (GX Alekhine), 3
- 6º Rui Mendes (GX Porto), 3
- 7º Alberto Mendes (GC Odivelas), 3
- 8º Eduardo Viana (CX A2D), 3
- 9º João Seia (GX Alekhine), 3
- 10º José Dias (CC Torres Novas), 2,5.
Rasultados e classificações completas em: https://chess-results.com/tnr644080.aspx?lan=1&art=1&rd=5