Bascón e Margarida Bandeira conquistam Taça DHI em Porto de Mós

Rafael Bascón - Taça DHI 2022 - Porto de Mós

O espanhol Rafael Bascón (ITEA Sports) e a lousanense Margarida Bandeira (Wildboys/Riding Addiction) ganharam hoje, em Porto de Mós, a quinta e última prova pontuável para a Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, garantindo também a conquista da classificação geral.

O dia nem começou da melhor forma para Rafael Bascón, que viu o neozelandês Brook Macdonald (MS Mondraker Team) fazer o melhor tempo na qualificação. No entanto, na final, um furo deixou Macdonald fora da luta pela vitória e Rafael Bascón não se fez rogado.

O ciclista andaluz completou a descida final em 3’08’’308, menos 1,963 segundos do que o neozelandês Tuhoto-Ariki Pene (MS Mondraker Team) e menos 4,711s do que Vasco Vasconcelos, com os quais partilhou o pódio.

Nas contas finais da Taça, Rafael Bascón foi o mais pontuado no conjunto das cinco provas pontuáveis.

No sector feminino a Taça também foi para o palmarés da vencedora em Porto de Mós. Margarida Bandeira, a mais rápida das três ciclistas de elite classificadas na corrida deste domingo. Desceu em 4’01’’084, menos 27,310 segundos do que Sara Ferreira (Maiatos) e menos 1’27’’364 do que Joana Nunes (Casa do Povo de Abrunheira).

Matias Camacho (Caniço Riders/2 Cycling) ganhou a Taça de Portugal em júniores, embora o mais pontuado na prova deste domingo tenha sido Rui Jorge (Bici Verde CC).

Bernardo Rocha (MCF/XDream/Município de S. Brás) impôs-se na etapa de hoje e na geral de cadetes. Mesmo sem pontuar hoje, Helena Vasconcelos (BTT Pandilhas a Monte), triunfou na geral de cadetes femininas.

Entre os veteranos, conquistaram a Taça de Portugal o master 30 Miguel Gaboleiro, o master 40 Gabriel Baker (ITEA Sports), o master 50 José Salgueiro (MCF/XDream/Município de S. Brás), o master 60 António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira) e a master feminina Ana Luz (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling).

A Casa do Povo de Abrunheira ganhou por equipas em Porto de Mós, mas a geral colectiva foi conquistada pelo conjunto Wildpack Algarve Racing.

FP Ciclismo

 

Exit mobile version