Início Mod. colectivas Basquetebol

Miami Heat vencem Celtics e forçam 7º jogo na final do Este da NBA

12
Miami Heat vs Boston Celtics

Miami Heat, comandados por um inspirado Jimmy Butler, forçaram na sexta-feira o sétimo jogo da final da Conferência Este da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao vencerem os Celtics, em Boston, por 111-103.

Com os Golden State Warriors já apurados, no Oeste, para a final da NBA, os Celtics estavam apenas a um triunfo ‘caseiro’ de lhes fazerem companhia no jogo decisivo.

Mas, na noite de sexta-feira, Jimmy Butler ‘silenciou’ o TD Garden de Boston, com uma performance de excelência: anotou 47 pontos, nove ressaltos e oito assistências.

Dez anos depois de LeBron James fazer 45 pontos num sexto jogo em Boston, no percurso para o primeiro dos dois títulos consecutivos dos Heat na NBA, Butler assinou 17 pontos no quarto período para ultrapassá-lo, atingindo um novo recorde pessoal em ‘play-offs’ e um dos melhores registos de um jogador a enfrentar a eliminação, e levando a decisão da final da Conferência Este para Miami.

É assim que devia ser, com estas duas equipas. Devíamos jogar sete jogos. Estou radiante por podemos competir no jogo 7, diante do nosso público”, disse o treinador Erik Spoelstra.

A vitória dos Heat parecia sentenciada no final do terceiro período, quando comandavam por 82-75, mas os visitantes estiveram a perder por três no quarto, antes de Butler ‘resolver’ – a sua noite inspirada deixou para segundo plano os números de Kyle Lowry (18 pontos e 10 assistências), de Max Strus (13 pontos) e PJ Tucker (11).

Do lado dos Celtics, o inevitável Jayson Tatum anotou 30 pontos, com nove ressaltos e quatro assistências, enquanto Jaylen Brown contribuiu com 20 pontos, seis ressaltos, cinco assistências e três roubos de bola, e Derrick White teve a sua melhor noite nos ‘play-offs’, com 22 pontos e quatro triplos.

O derradeiro encontro da final da Conferência Este acontece no domingo, em Miami.

Enquanto os Heat têm apenas três títulos da NBA (2006, 2012 e 2013), os Celtics são recordistas, a par dos Los Angeles Lakers, ambos com 17 troféus conquistados, apesar de terem vencido pela última vez em 2008.

Lusa