Início Mod. colectivas Voleibol

Selecção Sénior (M) enfrenta Eslováquia para a Golden League 2022

17
European Golden League 2022 - Viana do Castelo

A Selecção Nacional de Séniores Masculinos inicia no domingo, frente à Eslováquia, a disputa da European Golden League 2022 – competição que integra algumas das principais Selecções europeias e que dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League) de 2023.

O embate com os eslovacos está marcado para as 17h00 (transmissão em directo na Sport TV) no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Na Pool A da Golden League 2022, Portugal vai defrontar novamente a sua congénere da Turquia (vencedora da prova em 2019 e 2021*) e a Eslováquia.

Agora sob a batuta de João José, a Selecção Nacional procurará repetir o feito de 2018, ano em que atingiu a Final Four da prova. Mas, primeiro, há que enfrentar uma velha conhecida…

Estamos a preparar-nos da melhor forma possível no curto espaço de tempo que temos. Temos vindo a melhorar ao longo da semana e agora precisamos de jogar para nos encontrarmos enquanto equipa.

No jogo com a Eslováquia, poderemos estar ainda à procura da nossa melhor forma, mas temos o objectivo de vencer, conscientes do esforço colectivo que terá de existir para que isso possa acontecer.

Neste momento, estamos mais focados no crescimento da nossa equipa, estando implícitos factores que poderão contribuir para resolver alguns dos problemas que iremos encontrar no jogo deste fim-de-semana“, salienta o antigo capitão da Selecção Nacional e ex-Treinador Principal da Selecção de femininos.

Estamos num grupo forte, com destaque para a Turquia, vencedora da última edição, mas a selecção mais importante do nosso grupo é a nossa e é aí que irá estar o nosso foco e energia!

Quanto às outras, iremos olhá-las como adversários que teremos que respeitar e ultrapassar se queremos crescer e atingir os nossos objectivos“, acrescentou João José.

A Golden League 2022 compreende três pools

  • Pool A – Turquia, PORTUGAL e Eslováquia
  • Pool B – Ucrânia, Espanha, Dinamarca e Croácia
  • Pool C – Bélgica, República Checa, Estónia e Letónia

Os melhores classificados de cada pool e o organizador apuram-se para a Final Four, que em 2022 será disputada na Croácia (18 e 19 de Junho). Se o organizador for o 1º classificado na sua pool, apura-se o 2º classificado desse mesmo grupo.

O primeiro classificado desta Final Four europeia – juntamente com o vencedor de 2021 –, irá disputar a Challenger Cup, onde irá encontrar os vencedores das competições continentais disputadas sob a égide da NORCECA (América do Norte e Centro), AVC (Ásia) e o vencedor do play-off entre o vencedor da CSV (América do Sul) e da CAVB (África), bem como o organizador desta fase, num total de seis Selecções.

O vencedor da Challenger Cup 2022 apura-se para a Liga das Nações de Voleibol de 2023.

*A Turquia venceu as edições de 2019 e 2021 (a de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19).

Portugal sagrou-se vencedor da Liga Europeia em 2010 e qualificou-se no 4º lugar da European Golden League em 2018, ano em que venceu, em Matosinhos, a final da Volleyball Challenger Cup, o que lhe permitiu disputar pela primeira vez a Liga das Nações em 2019.

A Selecção Nacional de Séniores Masculinos, que tem o seu quartel-general em Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023, vai receber no Centro Cultural de Viana do Castelo a Eslováquia (29 de Maio/17h00/Sport TV) e a Turquia (1 de Junho/21h00/Sport TV).

FP Voleibol