Início Mod. colectivas Voleibol

Selecção Sénior (F) estreia-se frente à Estónia na Silver League

16
European Silver League 2022 - Viana do Castelo

A Selecção Nacional de Séniores Femininos, liderada por Hugo Silva, estreia-se hoje na European Silver League 2022 (ESL) com a recepção à Estónia, sua adversária na ESL 2021. Na altura, as portuguesas venceram por 3-2 e 3-1 na Pool disputada em Zenica, na Bósnia-Herzegovina.

O jogo de hoje terá por palco o Centro Cultural de Viana do Castelo e está agendado para as 21h00, podendo ser seguido in loco através da aquisição do bilhete* ou pela transmissão televisiva em directo na Sport TV.

Apesar de ter o grupo de trabalho que escolheu (todo) reunido há pouco tempo – devido às fases finais dos campeonatos nacionais e estrangeiros e da fase de qualificação para o Europeu de Sub-21 – a Selecção orientada por Hugo Silva mostra-se motivada.

Só quando estivéssemos completos é que teríamos a possibilidade de perceber que pequenas alterações poderiam ser feitas para elevar o nível da equipa.

A juventude que chegou veio motivada, fruto de terem realizado uma enorme fase de qualificação para o Europeu de Sub-21, apuramento que só não se concretizou, a meu ver, por falta de fair-play da equipa polaca…

Mas sem dúvida que estão mais fortes e com vontade de ajudar a nossa Selecção.

Temos um grupo de trabalho competitivo, pelo que as escolhas da minha parte serão sempre difíceis, tal é o equilíbrio e, acima de tudo, a grande vontade de todas em mostrar o seu valor e em deixar algo de positivo no Voleibol feminino.

Vamos encarar qualquer competição para ganhar, mesmo sabendo que não será fácil e que só com um grupo forte podemos apresentar o bom nível de jogo que, acredito, mais tarde ou mais cedo irá aparecer.

O tempo que isso irá demorar a acontecer vai depender do muito que cada um de nós poderá dar a mais relativamente ao seu próprio limite… mas vai acontecer!”, salienta Hugo Silva, que durante vários anos foi o responsável técnico pela Selecção Nacional de Séniores Masculinos e se estreia este ano à frente da Selecção Nacional de Séniores Femininos.

Joana Resende, libero da Selecção Nacional e bicampeã nacional de séniores femininos pela AJM/FC Porto, afina pelo mesmo diapasão.

Nesta fase inicial, temos de estar mais preocupadas em construir o nosso modelo de jogo, em praticar um Voleibol de bom nível, que nos permita jogar de igual para igual para com as outras Selecções.

No ano passado conseguimos chegar às meias-finais, algo inédito, por isso as expectativas são boas. O nosso objectivo é estar na final da Silver League e estamos a trabalhar para isso.

Em 2021, a Selecção Nacional fez história na European Silver League ao apurar-se para a Final Four da prova, depois de vencer a Pool B de qualificação – na cidade bósnia de Zenica –, com cinco vitórias e apenas um desaire: Estónia (3-2 e 3-1), Letónia (3-0 e 3-0) e Bósnia-Herzegovina (0-3 e 3-1), tendo sido esta última selecção a vencer a ESL 2021.

FP Voleibol