Início Mod. individuais Sim Racing

E-Sports: O que é o Sim Racing

15

O mundo é cada vez mais digital. E o desporto não é excepção. O Sim Racing é uma modalidade de E-Sports (desportos electrónicos) que replica ao mais ínfimo detalhe os diversos tipos de competições desportivas do universo automóvel.

No mundo virtual do Sim Racing todos os famosos e célebres percursos em estrada ou em pista tornam-se praticamente reais, ao alcance de qualquer utilizador, com um computador adequado.

Já desejou sentar-se aos comandos de um Fórmula 1, de um modelo WRC, de um Ferrari, Lamborghini ou outro automóvel de competição? Todos estes modelos estão agora ao alcance de todos e de forma realista, sem qualquer risco de vida ou investimentos colossais, com toda a emoção e adrenalina próprias do desporto automóvel.

Ao longo dos últimos anos, o crescimento da indústria dos E-Sports tem vindo a receber cada vez mais seguidores permitindo, até, a transição do sofá e das corridas virtuais, directamente para o banco de competição de um automóvel real.

Trata-se de um tipo de competição que já demonstra um nível profissional em muitos países, com registos impressionantes de dedicação, rigor e exigência. Em 2020, o mercado global dos eSports atingiu os mil milhões de dólares, com 500 milhões de espetadores online e ao vivo. Em 2023 prevê-se que este número aumente para 700 milhões!

Na base de qualquer competição reside sempre uma estrutura profissional que assegura toda a logística e bom funcionamento das provas. Nenhum pormenor foi descurado e todo o controlo e regulamentação das competições está em paralelo com as competições reais.

Assim, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), o Automóvel Club de Portugal (ACP) e a Sports&You organizaram e promoveram os primeiros campeonatos nacionais de Sim Racing, um projecto inovador orientado para o futuro, que é já hoje.

Os eSports, ou desportos electrónicos, são muito mais do que uma tendência. Fazem parte da realidade, como comprovam os números associados. Por isso, sente-se, coloque os cintos e as mãos no volante e acelere rumo à próxima competição!