Início Mod. individuais Ciclismo

Agenda de Ciclismo (28, 29 Maio): Destaque para Taça de Downhill

9
Federação Portuguesa de Ciclismo

O BTT está em destaque na agenda de ciclismo do próximo domingo. A quinta e última prova da Taça de Portugal de Downill (DHI) presented by Shimano disputa-se em Porto de Mós.

A quarta corrida pontuável para a Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) corre-se no Fundão. Viana do Castelo recebe Encontro Inter-Regional de Escolas.

Numa temporada dominada pelos ciclistas estrangeiros, Porto de Mós fará os acertos finais nas contas da Taça de Portugal de descida em BTT. A pista, com 2100 metros de extensão e um desnível de 380 metros – descida dos 1123 metros para os 743 – promete emoções fortes, com uma previsão de tempo de prova para cada atleta superior aos três minutos e meio.

Com o sábado dedicado aos treinos livres e aos treinos oficiais, será no domingo que a competição acontece. Às 11h00 começa a primeira descida, estando a final marcada para as 14h30.

O espanhol Rafael Bascón (ITEA Sports) e a portuguesa Margarida Bandeira (Wildboys/Riding Addiction) comandam as gerais masculina e feminina de elite.

Se entre os homens a geral parece mais segura, entre as mulheres Sara Ferreira (Maiatos) será uma adversária de peso na luta pela Taça de Portugal

Já a Taça de Portugal de XCO desloca-se para o Fundão, na serra da Gardunha, onde a corrida portuguesa é também uma prova de classe 1 UCI, motivo pelo qual há várias nacionalidades representadas entre os cerca de 300 inscritos.

O dia de corridas será preenchido e começa cedo. Às 9h00 inicia-se a prova de cadetes masculinos e femininos. Às 10h15 partem os júniores masculinos e todas as categorias femininas excepto cadetes. Os masters e os paraciclistas correm às 12h30. Os corredores de elite e Sub-23 ouvem o tiro de partida às 14h30.

A tarde de sábado será passada em Viana do Castelo para as escolas de ciclismo de estrada da região Norte. É naquela cidade, no Campo da Agonia, que se realiza o Encontro Inter-Regional de Escolas, com início marcado para as 14h30.

No mesmo dia, as crianças e os adultos vianenses, são convidados a aprender a andar de bicicleta. Também no Campo da Agonia vai decorrer mais uma acção do programa Pedala com a Cofidis, que, de forma gratuita, oferece aulas de iniciação aos interessados de todas as idades.

Mais eventos oficiais

  • 28 e 29 de maio: Volta ao Concelho de Almodôvar Master
  • 29 de maio: Ripenabike, Taça de XCM de Vila Real, Ribeira de Pena
  • 29 de maio: II Prova da Taça do Algarve de Cadetes e Júniores, Almodôvar
  • 29 de maio: Taça de Estrada do Pico e Faial, Horta, Faial, Açores
  • 29 de maio: Campeonato da Madeira de XCO, Parque Ecológico do Funchal, Madeira

FP Ciclismo