Início Mod. colectivas Voleibol

European Silver League 2022: Portugal defronta Estónia na quarta-feira

17
European Silver League 2022 - Viana do Castelo

A Selecção Nacional de Séniores Femininos, liderada por Hugo Silva, começa a disputar a European Silver League (ESL) na próxima quarta-feira – 21h00, em directo na Sport TV –, com a recepção à Estónia, sua adversária na ESL 2021, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Na altura, as portuguesas venceram por 3-2 e 3-1 na Pool disputada em Zenica, na Bósnia-Herzegovina.

Agora, após um estágio em Rennes, onde defrontou a Selecção Francesa – 7ª classificada no último Europeu –, e não obstante a supremacia gaulesa nos resultados, a equipa orientada por Hugo Silva mostra-se motivada.

Foram três jogos muito importantes para nós, pois permitiram dar o ritmo necessário à equipa e tomar decisões importantes relativamente às atletas que se apresentam mais capazes de enfrentar os desafios que aí vêm.

Nesta Silver League [Portugal, Estónia, Luxemburgo, Eslovénia e Suécia], o adversário mais difícil será a Suécia, mas a minha preocupação é a nossa Selecção e é com as nossas jogadoras que quero deixar algo de positivo no Voleibol feminino.

Queremos chegar a qualquer competição e ganhar, mas o processo de crescimento vai ser longo e iremos, primeiramente, focar-nos em nós próprios, de maneira a formarmos uma Selecção com um modelo de jogo bom e capaz de discutir o resultado com qualquer Selecção“, salienta Hugo Silva, que durante vários anos foi o responsável técnico pela Selecção Nacional de Séniores Masculinos e se estreia este ano à frente da Selecção Nacional de Séniores Femininos.

Nesta fase inicial, temos de estar mais preocupadas em construir o nosso modelo de jogo, em praticar um Voleibol de bom nível, que nos permita jogar de igual para igual para com as outras Selecções.

No ano passado conseguimos chegar às meias-finais, algo inédito, por isso as expectativas são boas. O nosso objectivo é estar na final da Silver League e estamos a trabalhar para isso“, salienta Joana Resende, libero da Selecção Nacional e bicampeã nacional de séniores femininos pela AJM/FC Porto.

Continuamos o nosso caminho, sempre com máxima dedicação”, sublinha a capitã Marta Hurst.

Em 2021, a Selecção Nacional fez história na European Silver League, ao apurar-se para a Final Four da prova depois de vencer a Pool B de qualificação – na cidade bósnia de Zenica –, com cinco vitórias e apenas um desaire: Estónia (3-2 e 3-1), Letónia (3-0 e 3-0) e Bósnia-Herzegovina (0-3 e 3-1), tendo sido esta última Selecção a vencer a ESL 2021.

Como a presente edição da European Silver League apresenta apenas uma pool, os dois primeiros classificados apuram-se para a final, agendada para o dia 2 de Julho.

O vencedor da final qualifica-se para a European Golden League 2023.

FP Voleibol