Início Mod. individuais Automobilismo

CPV 2022: Resultados da 1ª Corrida em Jarama, com Navarrete e De Andrés em 1º

35
CPV 2022 - Jarama - 1ª Corrida

A dupla espanhola Fernando Navarrete / Gonzalo de Andrés, no McLaren 570S GT4 da SMC Motorsport, sagrou-se vencedora da primeira corrida da jornada de abertura do Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV 2022) / Supercars Endurance by Hankook, ao bater Álvaro Fontes e Marmaduke Hall (Ginetta G55 GT4) por apenas 0.254s, na sequência de um despique emocionante travado até ao cair da bandeira xadrez.

Os ânimos estiveram ao rubro na pista madrilena de Jarama neste primeiro medir de forças do CPV 2022, deixando antever uma época com um excelente nível competitivo.

Os McLaren dominaram mais de metade da corrida (45 minutos), mas nas últimas voltas os seus pilotos passaram por algum sofrimento, como recordava no final Gonzalo de Andrés.

O Fernando [Navarrete] no início fez um turno muito bom, mas depois, até devido ao peso do carro, com efeito no desgaste dos pneus, começámos a perder ritmo. Nas últimas voltas tive de me defender para não deixar fugir a vitória”.

E foi por pouco que Marmaduke Hall não conseguiu levar o Ginetta da Tockwith Mototsports ao lugar mais alto do pódio, depois de fazer uma corrida… de trás para a frente, deixando para trás a dupla portuguesa Miguel Cristóvão / Francisco Carvalho, que chegou a ser líder, mas também perdeu andamento na parte final, como reconhecia aquele último.

Tanto o Mercedes como o Ginetta desgastam menos os pneus que os McLaren e eu não consegui defender-me nas últimas voltas”.

Numa corrida bastante movimentada e com diversos despiques, quem teve o cuidado de poupar os pneus na fase inicial veio a colher louros, como sucedeu à dupla Manuel Gião / Elias Niskanen que depois de ter andado pelo sétimo lugar ainda acabou no pódio.

Falta-nos potência, mas a minha experiência de GT’s levou-me a não forçar os pneus nas primeiras voltas, para depois o meu colega poder aumentar o ritmo no seu turno de condução. E assim foi, pois os McLaren acabaram por pagar a factura”, referia Manuel Gião, satisfeito com a sua estreia.

O Audi R8 LMS da Veloso Motorsport guiado por Jorge Rodrigues e Patrick Cunha, apesar das dificuldades por que passou aquela dupla, obteve um resultado interessante, mas no futuro o objectivo passará por fazer melhor…

Foi uma corrida de trás para a frente, mas estivemos a trabalhar no carro desde que chegámos a Jarama, pois ele tinha um problema eléctrico, faltando-nos, contudo, uma boa afinação. Ainda estamos a começar…”, comentava Patrick Cunha.

Protagonista de uma excelente prova até ser traído pela caixa de velocidades do Porsche 911 Cup, o jovem José Barros dominou a classe GTC e ainda mediu forças com o Mercedes AMG GT4 e o Ginetta G55, faltando-lhe o resultado que espelhasse esse desempenho.

O triunfo na classe GTC foi coinquistado pela dupla do Ginetta G50 Jemma Moore/Aubrey Hall. Desafortunado esteve também Vasco Barros, que viu o seu KIA Ceed ser vítima do toque de um adversário na primeira volta e ainda ficou com o pneu furado.

Na classe TCR, Daniel Teixeira esteve intocável, face à dupla António Coimbra / Luís Silva que procurou, aos poucos, adaptar-se à condução do Hyundai Elantra (“há muitos anos que não conduzimos um carro destes, que também possui direção no trem traseiro, requerendo habituação”, referiram os pilotos da Sports & You), mas nem por isso esteve isento de problemas, como fez questão de salientar.

A bomba de gasolina começou a falhar ao fim de algumas voltas e nunca tive a potência a 100 por cento. O mais importante foi conquistar a vitória, mas o resultado em termos de classificação geral não foi o que pretendíamos”.

Corrida 1 do CPV 2022

  • 1º, Fernando Navarrete/Gonzalo de Andrés (SMC Motorsport/McLaren 570S GT4/GT4 PRO), 46m28.133s
  • 2º, Álvaro Fontes/Marmaduke Hall (Tockwith Motorsports/Ginetta G55 GT4/GT4 PRO), a 0.254s
  • 3º, Manuel Gião/Elias Niskanen (Lema Racing/Mercedes GT4/GT4 PRO), a 6.437
  • 4º, Miguel Cristóvão/Francisco Carvalho (Araújo Competição/McLaren 570S GT4/GT4 Bronze), a 9.330
  • 5º, Guillermo Aso/Tomás Pintos (SMC Motorsport/McLAren 570S GT4/GT4 PRO), a 9.825
  • 6º, Jorge Rodrigues/Patrick Cunha (Veloso Motorsport/Audi R8 LMS/GT4 Bronze), a 1.02.911
  • 7º, Aubrey Hall/Jemma Moore (Tockwith Motorsports/Ginetta G50/GTC), a 1.15.542
  • 8º, Daniel Teixeira (JT 59 Racing Team/CUPRA TCR/TCR), a 1.20.335
  • 9º, Andrius Zemaitis (PROGT/Porsche Cayman GT4/GT4 Bronze), 1.37.369
  • 10º, António Coimbra/Luís Silva (Sports & You/Hyundai Elantra N TCR/TCR), a 1 volta
  • 11º, Alfonso Colomina (SMC Motorsport/Peugeot 308 Racing Cup/TCR), a 1 volta
  • 12º, Álvaro Ramos/Fred Blok (Araújo Competição/McLaren 570 S GT4/GT4 Bronze), a 2 voltas
  • 13º, Miguel Caetano/João Posser (Veloso Motorsport/Porsche 911 Cup/GTC), a 7 voltas
  • 14º, José Barros (Veloso Motorsport/Porsche 911 Cup/GTC), a 8 voltas

FPAK