Início Mod. colectivas Andebol de Praia

Mundial Heraklion 2022: Portugal estreia-se no campeonato do mundo nos grupos D e A

148
Mundial Andebol de Praia 2022 - Heraklion

Portugal estreia-se no IHF Beach Handball World Championship 2022, na vertente masculina e feminina, que terá lugar na Grécia.

Decorreu, esta manhã, no Hotel Aquila Atlantis em Heraklion, na Grécia, o sorteio que ditou o destino das 64 equipas em competição nos Campeonatos do Mundo Jovem e Sénior, em ambos os géneros.

Portugal marca a sua primeira presença no IHF Beach Handball World Championship com as Seleções principais (feminina e masculina) e ambas foram a sorteio colocadas no Pote 2.

O sorteio contou com as presenças de Eleftherios Avgenakis, Vice-Ministro da Cultura e Desportos da Grécia, o Presidente da Federação Helénica de Andebol, Konstantinos Gkantis, e Konstantinos Violitzis, Presidente do Comité Organizador.

IHF Men’s Beach Handball World Championship

Na vertente masculina, Portugal ficou inserido no Grupo D, onde irá encontrar o Brasil – atual Campeão do Mundo – Qatar, nono classificado na edição de 2018, e Nova Zelândia, décimo sexto.

Disposição dos quatro grupos em competição – Masculino

  • Grupo A: Argentina, Grécia, Estados Unidos da América, Porto Rico
  • Grupo B: Croácia, Espanha, Uruguai, Equador
  • Grupo C: Dinamarca, Noruega, Irão, Egipto
  • Grupo D: Brasil, Portugal, Qatar, Nova Zelândia

Sobre o desfecho do sorteio, Paulo Félix, seleccionador da equipa masculina, não prevê facilidades perante Selecções mais experientes que a portuguesa.

Vamos ter a nossa primeira participação no mundial e vamos ter no grupo Selecções muito mais experientes, nomeadamente Brasil e Qatar que são, respectivamente, a 1ª e 7ª do ranking mundial.

Temos de encarar a competição numa perspectiva positiva e jogar sempre para vencer. Queríamos muito estar no Mundial e agora é desfrutar com a máxima responsabilidade, dando a melhor imagem do Andebol de Praia português.

No último Europeu ficámos com a certeza que estamos progressivamente a crescer, agora temos nova oportunidade para confirmar esse crescimento.

IHF Women’s Beach Handball World Championship

A Selecção Feminina, encontra-se no Grupo A onde irá defrontar as anfitriãs, Grécia, e atuais detentoras do troféu, México – 11º classificado no Mundial de 2018 – e Tailândia, 15º classificado na última edição do IHF Women’s Beach Handball World Championship.

Disposição dos quatro grupos em competição – Feminino

  • Grupo A: Grécia, Portugal, México, Tailândia
  • Grupo B: Dinamarca, Espanha, Vietname, Estados Unidos da América
  • Grupo C: Argentina, Países Baixos, Uruguai, Austrália
  • Grupo D: Alemanha, Noruega, Brasil, Hungria

Agustin Collado, timoneiro da Seleção Feminina, quer Portugal no topo mas afirma que para isso, o grupo terá que se apresentar na sua melhor versão.

Enfrentamos a nossa primeira participação num Mundial, inseridos no Grupo A, onde se encontra a anfitriã e defensora do título, que é a Grécia. Também temos pela frente o México e a Tailândia.

Sem dúvida alguma que competimos num grupo muito equilibrado, no qual teremos que nos apresentar na nossa melhor versão para poder passar à Main Round.

Depois de realizarmos um grande Europeu, o trabalho do estágio antes do Mundial será muito importante, já que aparecerão muitas caras novas, pelas infelizes ausências que o grupo sofreu no último Europeu.

Estamos ansiosas por fazer um grande papel no nosso primeiro mundial e deixar Portugal no topo.

Heraklion 2022 – nome que apelida a prova – será o primeiro Campeonato do Mundo de Andebol de Praia, desde 2018 em Kazan, Rússia – e a Grécia será o primeiro anfitrião a organizar os Mundiais de Andebol de Praia Jovem e Sénior no mesmo ano.

O IHF Men’s and Women’s Beach Handball World Championships tem lugar em Heraklion, Ilha de Creta, Grécia, de 21 a 26 de junho.

No mesmo local, de 14 a 19 de junho, decorrem os Mundiais, feminino e masculino, das Selecções jovens.

FP Andebol