Início Mod. colectivas Andebol

Benfica vence Juve Lis e sagra-se campeão nacional de Andebol Feminino

18

O Benfica venceu o Juve Lis, por 27-23, em jogo a contar para a 23ª Jornada da Liga Portuguesa de Andebol Feminino, disputado no Pavilhão da Juventude Desportiva do Lis, em Leiria.

Os golos foram marcados por Patrícia Rodrigues (7), Viktoriya Borshchenko (7), Alina Molkova (6), Mihaela Minciuna (2), Rute Fernandes (2), Mariana Costa (1), Nádia Rodrigues (1) e Rita Campos (1) para as “encarnadas”, e por Patrícia Mendes (7), Bárbara Ferreira (6), Inês Pires (4), Lúcia Pedrosa (3), Beatriz Santos (1), Irina Pires (1) e Maria Brites (1) para a equipa da casa.

Com este resultado, o Benfica assegura a conquista do ceptro nacional, 29 anos depois da última conquista.

As ‘encarnadas’, que ao intervalo venciam por 13-9, somaram o 22º triunfo em 23 jornadas, e continuam com 8 pontos de vantagem sobre o Alavarium, 2º classificado, quando faltam disputar 3 jornadas.

O Benfica, que sucede no palmarés ao Madeira SAD, abriu portas ao andebol feminino na época 1971/72, mas acabou por extinguir a secção da modalidade em 1993/94 devido à crise financeira.

Depois de terem protagonizado um breve regresso na temporada de 1996/97, só na época 2018/19 as “encarnadas” voltaram em pleno, competindo na II Divisão.

O título de campeãs nacionais assegurado hoje na casa do Juve Lis é o oitavo do palmarés do andebol feminino do Benfica, modalidade que soma também 6 Taças de Portugal e duas Supertaças.