Início Mod. colectivas Basquetebol

Nikola Jokic, dos Denver Nuggets, volta a ser o MVP da NBA

11
Nikola Jokic - Denver Nuggets

O poste sérvio Nikola Jokic, dos Denver Nuggets, conquistou pela segunda temporada consecutiva o prémio de jogador mais valioso (MVP) da liga norte-americana de basquetebol (NBA), anunciou hoje a organização.

Jokic impôs-se pela segunda vez na votação para MVP da fase regular da NBA, com 875 pontos, batendo o camaronês Joel Embiid (706), dos Philadelphia 76ers, e o grego Giannis Antetokounmpo (595), dos Milwaukee Bucks, laureado em 2019 e 2020.

O sérvio terminou a fase regular com médias de 27,1 pontos, 13,8 ressaltos e 7,9 assistências por jogo, tornando-se o primeiro a conseguir 2.000 pontos, 1.000 ressaltos e 500 assistências na mesma temporada e a ter médias superiores a 25 pontos, 13 ressaltos e seis assistências.

Jokic foi igualmente o primeiro jogador a ficar no ‘top-10’ em quatro dados estatísticos: pontos por jogo, ressaltos por jogo, assistência por jogo e percentagem de lançamentos de campo.

O poste dos Nuggets tornou-se o 13º jogador a vencer o prémio em anos consecutivos, juntando-se a Kareem Abdul-Jabbar, Giannis Antetokounmpo, Larry Bird, Wilt Chamberlain, Stephen Curry, Tim Duncan, LeBron James, Magic Johnson, Michael Jordan, Moses Malone, Steve Nash e Bill Russell.

Contudo, à semelhança da temporada passada, não conseguiu ir longe nos ‘play-offs’, caindo na primeira ronda frente aos Golden State Warriors, numa temporada em que não contou com outras das grandes figuras da equipa, como Jamal Murray e Michael Porter Jr, que apenas fez nove jogos.

Este foi o último prémio a ser anunciado, juntando-se a Monty Williams (Phoenix Suns), o melhor treinador, a Ja Morant (Memphis Grizzlies), o jogador com mais evolução, a Marcus Smart (Boston Celtics), o melhor defensor, e a Scottie Barnes (Toronto Raptors), o melhor ‘rookie’.

Lusa