Início Mod. individuais Vela

44Cup regressa a Cascais para o 2º evento da temporada 2022

376
Classe RC 44Cup 2022 - Cascais

Na próxima semana, a 44Cup regressará a Cascais, a Meca portuguesa da vela, para o segundo evento da temporada de 2022. As regatas para os oito monocascos de alto desempenho acontecerão de quinta a domingo, de 11 a 15 de Maio.

A juntar-se à frota pela primeira vez em Portugal, está a tripulação suíça da Black Star Sailing Team. Para o proprietário, Christian Zuerrer, esta não será apenas a primeira vez que corre num RC44, mas também a sua primeira experiencia em Cascais.

Assumindo o papel de tático para ajudar a equipa neste campeonato de estreia, está o neozelandês Cameron Dunn. Tendo terminado na terceira posição em Cascais no Campeonato do Mundo de RC44 de 2018, Dunn sabe como ter um bom desempenho num RC44 e reconhece que a performance neste evento terá uma curva de aprendizagem acentuada para a nova equipa, que também participa no circuito dos catamarans GC32.

Não temos ilusões sobre a dificuldade de nos juntarmos a uma frota de tão alta qualidade, com todas as equipes com muitos anos de experiência na classe.

Primeiro, vamos concentrar-nos no manuseamento do barco para obter as manobras básicas com boa qualidade antes de podermos começar a competir nesta frota“, explica Dunn.

Teremos as mãos cheias, mas sabemos a tarefa que temos pela frente e mal podemos esperar para começar“.

Cascais é conhecida pela suas condições de vento de noroeste que sopra do Oceano Atlântico e envolve o Cabo Raso em Lisboa. Num campo de regatas situado a norte do estuário do Tejo, efectivamente em águas atlânticas, os ventos fortes e as grandes ondas oceânicas permitem que as tripulações naveguem os seus RC44s a mais de 20 nós de velocidade a favor do vento.

É uma das melhores áreas de vela que você pode imaginar e o Clube é bom. O que há para não gostar?” explica o proprietário do Charisma, Nico Poons.

E as regatas são muito, muito renhidas. As diferenças são mínimas entre nós.”

Existem algumas características geográficas importantes, mas a localização do campo de regatas pode afectá-las drasticamente, por isso é sempre um bom desafio, tanto tacticamente, quanto para a técnica de navegação do barco.

Navegar a favor do vento num RC44 a mais de 20 nós com ondas grandes é bastante divertido“, acrescenta Dunn.

Para este evento, o Team CEEREF com o apoio de Hrastnik 1860 detém as rodas de leme douradas dos líderes da 44Cup, seguido pelo Team Nika em segundo e o Artemis Racing segue em terceiro.

Defendendo os antigos campeões do circuito 44Cup e campeões mundiais em titulo, a equipa Aqua de Chris Bake está atualmente em sexto na classificação geral, após um início de temporada inconsistente em Lanzarote em Fevereiro, mas sem dúvida voltará à forma vencedora.

Este campeonato conta com os apoios do Turismo de Portugal, Visit Cascais, Câmara Municipal de Cascais, Federação Portuguesa de Vela, Marina de Cascais e Vista Alegre.

Conta ainda com o apoio institucional da associação não governamental Sailors For The Sea – Portugal.

Clube Naval de Cascais