Início Mod. individuais Ciclismo

Volta a Portugal do Futuro 2022: Percurso na Região Centro e Camisolas

2022
Volta a Portugal do Futuro 2022

A 29ª Volta a Portugal do Futuro / 2º Grande Prémio CMTV começa esta quinta-feira, 7 de abril, em Caldas da Rainha. A principal prova do ciclismo português do escalão Sub-23 vai ter quatro etapas e andará na estrada até domingo.

Castelo Branco será a meta final da competição em que participam 16 equipas que formam um pelotão com 96 corredores, num total de 545,6 quilómetros de percurso.

Percurso na Região Centro

A etapa inaugural da 29ª Volta a Portugal do Futuro que se corre simultaneamente com o 2º Grande Prémio CMTV vai levar as bicicletas de Caldas da Rainha até Abrantes.

A partida acontece às 12 horas como vai acontecer nos restantes dias. A chegada, após 130 quilómetros, vai acontecer pelas 15h30. O pelotão vai passar por três Metas Volantes em Martingança, Batalha e Constância.

A segunda etapa da prova vai partir do Parque Municipal de Exposições da Lousã e os corredores terão pela frente mais de 140 quilómetros, com três metas volantes em Vila Nova de Poiares, Cantanhede e Oliveira do Bairro.

Manda a tradição dos últimos anos que a meta quando há chegadas a Águeda aconteça sempre na Avenida 25 de Abril, onde os corredores vão chegar pouco antes das 16 horas.

No terceiro dia decorre a etapa ‘rainha’ da competição, com muitas dificuldades, sobretudo nos últimos quilómetros. Vão ser percorridos quase 123 com partida em Cortegaça, concelho de Ovar. Até à meta final, em São Pedro do Sul, que coincide com um Prémio de Montanha de 1ª categoria na Serra de São Macário, há mais duas contagens de montanha de 3ª categoria, em Sever do Vouga e Arcozelo das Maias.

Pelo caminho, há passagem pelas metas volantes em Estarreja, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul. Prevê-se que a tirada termine por volta das 15h30.

O último dia da 29ª Volta a Portugal do Futuro / 2º Grande Prémio CMTV acontece no domingo com a etapa mais longa. Serão 150 quilómetros com partida em Gouveia e a chegada, prevista para as 16 horas, no emblemático empedrado da Avenida Nuno Álvares em Castelo Branco.

É um percurso marcado por dois prémios de montanha, um de 2ª categoria na Serra da Estrela, nas Penhas Douradas, e outro de 3ª categoria na Serra da Gardunha. As metas volantes encontram-se em Belmonte, Caria e Fundão.

Camisolas

Durante a 29ª Volta Portugal do Futuro / 2º Grande Prémio CMTV vão estar em competição quatro diferentes classificações.

  • A geral será representada pela Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde
  • Quem vencer a Classificação Geral por Pontos envergará a Camisola Verde CMTV
  • O Rei da Montanha vai vestir a Camisola Azul PSG
  • Ao mais novo entre os mais jovens (nascidos até 1 de janeiro de 2002) será entregue a Camisola Branca Exclusivagora

Podium Events