Início Mod. individuais Badminton

Três jogadores portugueses qualificam-se para o Europeu de Badminton 2022, em Madrid

12
Badminton - Volantes

Os atletas portugueses Bernardo Atilano, Sónia Gonçalves e Adriana Gonçalves qualificaram-se para o Campeonato Europeu de Badminton, que vai decorrer no Gallur Municipal Sports Centre, em Madrid, de 25 a 30 de abril, após “intensas e frutíferas negociações” entre a Badminton Europe e a Federação de Badminton de Espanha (FESBA).

Bernardo Atilano conquistou em fevereiro a medalha de Bronze, ao alcançar as meias-finais na competição 30th Iran Fajr International Challenge 2022, que decorreu no Irão, e mais recentemente representou a bandeira portuguesa junto das atletas Sónia Gonçalves e Adriana Gonçalves nos 57 Portugal International Championhips, que tiveram lugar em março nas Caldas da Rainha.

É sempre um prazer representar o meu país num Campeonato da Europa de Séniores, sendo a minha 3º participação nesta competição. Foi um ano de 2021 muito difícil, com a minha não qualificação olímpica e ainda por cima, tão perto que estive (sensivelmente a 4 lugares) mas tendo conseguido o apuramento para o Mundial e agora para o Europeu é muito gratificante“, declarou Bernardo Atilano, que ocupa o nº 41 do ranking europeu e é o 137º classificado da hierarquia mundial.

Sónia Gonçalves, que irá disputar duas provas (Singulares Senhoras e Pares Senhoras com Adriana Gonçalves), ao receber a confirmação do seu apuramento afirmou que “não há maior orgulho do que podermos representar o nosso país em competições internacionais, mas regressar ao evento mais prestigiado da modalidade na Europa, é elevar a nossa modalidade ao mais alto nível junto dos melhores jogadores da europa”.

A equipa técnica nacional, composta por Diogo Silva e Fernando Silva, declarou que: “É com bastante satisfação que recebemos a notícia da qualificação do Bernardo [Atilano], da Sónia [Gonçalves] e da Adriana [Gonçalves] para mais um Campeonato da Europa. É muito importante que estejamos a conseguir qualificar atletas para este evento de forma consecutiva há já vários anos, projetando o nome de Portugal na prova individual mais importante do nosso Continente. Os três atletas têm vindo a acumular experiência neste tipo de competições e irão trabalhar nestas últimas semanas de preparação para se apresentarem ao seu melhor nível com objetivo de conseguirem representar o nosso país de uma forma que nos deixe a todos orgulhosos“.

A Federação Portuguesa de Badminton (FPB) felicita os atletas por esta qualificação e deseja a melhor das preparações para uma participação que honrará certamente as cores nacionais.

FP Badminton