Início Mod. individuais BTT

Taça XCM 2022: Davide Machado e Melissa Maia vitoriosos em Melgaço

14
Davide Machado - Taça XCM 2022 - Melgaço

Davide Machado (BTT Seia) e Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova) impuseram-se hoje em Melgaço, na categoria de elite, na prova que abriu a Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM).

A prova de elite masculina, com 81,4 quilómetros, assistiu a uma disputa que, neste género de corridas, pode considerar-se apertada, uma vez que os três primeiros terminaram separados por menos de um minuto.

Davide Machado parou o cronómetro nas 3h40m43, deixando os perseguidores directos a 56 segundos. Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) foi o segundo classificado e Filipe Francisco (DMT Racing Team) fechou o pódio.

As femininas cumpriram 53,7 quilómetros e Melissa Maia fez jus ao estatuto de campeã nacional, impondo-se ao fim de 2h53m16s de prova, deixando a segunda classificada, Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), a 9m27s. A terceira classificada, a 10m22s, foi a estoniana Maaris Meier.

José Oliveira (MonçãoBike/LusoPrint) e Ângela Gonçalves (Korpo Activo / Penacova) ganharam em masters 30, Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova) foi o melhor master 35, Tiago Lopes (Vasconha BTT Vouzela) e Raquel Santos (BTT Seia) venceram em masters 40, Hugo Velho (Vasconha BTT Vouzela) suplantou a concorrência em masters 45, António Marques (BTT Seia) e Filomena Paulo (Róodinhas/Master Vantagem) superiorizaram-se em masters 50, Reinaldo Luís (Róódinhas/Master Vantagem) ergueu os braços em masters 55, Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) foi o melhor master 60 e Manuel Pinto (Saertex Portugal/Edatech) impôs-se em masters 65.

Em paraciclismo subiram ao topo do pódio Roberto Soares (Discover Melgaço), na classe C, e Tiago Craveiro (CCDRColmeal/Torre/VisitBelmonte).

Carlos Brás (Golden Club/Cabanas) foi o melhor nas bicicletas de assistência elétrica.

A segunda prova da Taça de Portugal de XCM disputa-se em Alte, Loulé, no dia 25 de abril.

FP Ciclismo