Início Mod. individuais Ciclismo

Agenda de Ciclismo (25 a 27 Março): O Ciclismo ao encontro do território

14
Federação Portuguesa de Ciclismo

O ciclismo enquanto atividade profundamente ligada ao território terá, no próximo fim de semana, dois momentos emblemáticos: sexta-feira e sábado decorre, em Castelo de Vide e Marvão, o terceiro Fórum Cyclin’Portugal; no domingo corre-se a Clássica Aldeias do Xisto, fundindo o ciclismo com a paisagem e vida das aldeias.

Também no domingo, Melgaço recebe o arranque da Taça de Portugal de Maratona BTT e Lorvão, Penacova, é palco da segunda corrida da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano.

Após um ano em regime virtual, o Fórum Cyclin’Portugal regressa ao modelo presencial, sexta-feira e sábado. O primeiro dia estará dedicado a trabalhos de debate e reflexão, sendo o sábado orientado para sessões práticas, que incluem oficinas de trabalhos e visitas ao terreno, aos Centros Cyclin’Portugal de Castelo de Vide, Póvoa e Meadas e Beirã (Marvão).

A fechar o primeiro dia de trabalhos acontecerá um dos pontos altos da programação, o lançamento do anuário Cyclin’Portugal.

À semelhança das edições anteriores, o Fórum Cyclin’Portugal terá uma componente formativa para agentes das infraestruturas já homologadas ou em processo de homologação. Será também aberto a todos os interessados nos temas propostos, mesmo não sendo candidatos a certificação.

Nas sessões de sexta-feira (25 de março) será dado ênfase ao tema da sustentabilidade, com a presença de Benjamin Barret, especialista na área, representante da União Ciclista Internacional (UCI), que apresentará a conferência principal.

Serão também realizadas sessões paralelas, onde estarão em debate os temas da ativação, manutenção e acompanhamento das infraestruturas Cyclin’Portugal.

Estas sessões colocarão os agentes da rede no centro da discussão da realidade atual desta rede de percursos, que já conta com muitos milhares de quilómetros homologados em todo o território continental e também nas ilhas.

Exemplo prático da dinâmica do Cyclin’Portugal é a Clássica Aldeias do Xisto, que irá decidir, no domingo, os vencedores da Taça de Portugal Jogos Santa Casa. A prova começa em território da Covilhã, na aldeia de Sobral São Miguel, de onde a caravana parte às 12h00.

Os corredores vão atravessar as Aldeias do Xisto de Barroca, Janeiro de Cima, Janeiro de Baixo e Mosteiro, antes de iniciarem a subida que os levará à meta, em Ferraria de São João, concelho de Penela, onde chegarão cerca das 15h30.

Durante a viagem, serão ultrapassadas as subidas de Armadouro e Pampilhosa da Serra, pontuáveis para a classificação da montanha. A meta também coincide com uma subida a contar para a classificação dos trepadores. Será uma escalada de 5,4 quilómetros, com uma inclinação média de 7,2 por cento.

A Clássica Aldeias do Xisto tem a capacidade única de ligar e divulgar o território. A prova de domingo atravessa três unidades de paisagem: começa na serra do Açor, passa pelo Zêzere e termina na serra da Lousã.

O Centro de Estágios de Melgaço é o local de partida e chegada da primeira etapa da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM), também marcada para domingo. A partida será dada às 9h00, havendo dois percursos definidos.

Os corredores masculinos de elite e veteranos até masters 45 vão fazer a maratona longa, que terá 81,4 quilómetros e um acumulado de 2481 metros.

As femininas, os paraciclistas, os masters 50 em diante e os utilizadores de bicicletas de assistência eléctrica terão pela frente 53,7 quilómetros, com um acumulado de 1887 metros.

A Taça de Portugal de Enduro prossegue em Lorvão, Penacova, no domingo. A saída do primeiro atleta do controlo de partida está marcada para as 8h15. Depois segue-se a competição, estando marcados cinco percursos especiais cronometrados (PEC).

A totalidade dos PEC será cumprida pela elite, pelos masters 30 e 35 e pelos praticantes de ciclismo em bicicletas de assistência elétrica.

Mais eventos oficiais

26 de março

  • Encontro de Escolas BTT do Clube Desportivo Ribeirense, Pico, Açores

27 de março

  • 1ª Prova Taça da Associação de Ciclismo do Porto de XCO, Azurara, Vila do Conde
  • Prova de Abertura de XCO da Associação de Ciclismo de Lisboa, Jamor
  • 3ª Taça da Madeira de Estrada e Encontro de Escolas, Santana, Madeira
  • Taça de Enduro BTT de Santa Maria, Vila do Porto, Santa Maria, Açores