Início Mod. individuais BTT

UCI Junior (XCO) 2022: Mariana Líbano termina no 18º lugar em Marselha

43
Mariana Líbano - XCO

Disputou-se hoje em Marselha, França, a prova de júniores femininas da segunda etapa do circuito UCI Junior Series, de Cross Country Olímpico (XCO).

A selecção nacional esteve representada por Mariana Líbano que recuperou até à 18ª posição, após ter sofrido uma queda. Beatriz Sousa fechou no 38º lugar.

Hoje foi dia de as corredoras da categoria júnior entrarem em competição na etapa de Marselha do circuito Junior Series, na conclusão da participação portuguesa nesta prova internacional.

Mariana Líbano foi a melhor corredora portuguesa em prova, tendo terminado na 18ª posição, a 14m13s da vencedora, a suíça Monique Halter, que concluiu a corrida em 1h18m53s.

A corredora portuguesa seguia no grupo da frente até sofrer uma queda, tendo depois recuperado várias posições. Já Beatriz Sousa fechou no 38º lugar, não podendo terminar a última volta devido à regra que estabelece que as atletas devem ser encostadas quando têm uma distância para a frente da corrida de mais de 80% da duração de uma volta.

O seleccionador nacional de BTT, Pedro Vigário, destacou a participação de Mariana Líbano, que poderia ter conseguido alcançar um resultado muito melhor se não tivesse sofrido a queda que a fez perder tempo precioso.

A Mariana pariu muito bem e realizou toda a primeira volta no grupo da frente, entre as 10 primeiras corredoras. No entanto, na segunda volta sofreu uma queda complicada, que a deixou bastante combalida, fazendo com que estivesse ainda algum tempo parada.

Quando regressou à prova já tinha perdido bastante tempo, o que levou a que tivesse de fazer a restante corrida de trás para a frente. Apesar disso, ainda conseguiu recuperar várias posições.

A Beatriz, tendo muito menos experiência do que a Mariana neste tipo de provas, e nunca tinha estado num palco desta dimensão, acabou por acusar algum nervosismo e não se adaptou bem ao percurso”, explicou Pedro Vigário.