Início Mod. individuais BTT

UCI Junior Series (XCO) 2022: Percurso técnico dificulta trabalho da selecção nacional em Marselha

15
Artur Mendonça e Rafael Sousa - UCI Junior 2022

Artur Mendonça e Rafael Sousa estiveram hoje em representação da selecção nacional em Marselha, França, numa das etapas do circuito internacional UCI Junior Series de Cross Country Olímpico (XCO), onde encontraram um dos percursos mais complicados do circuito internacional.

Os júniores masculinos foram os primeiros a entrar em competição nesta segunda participação portuguesa no circuito Junior Series em 2022. Nesta etapa de Marselha esperavam-se grandes dificuldades, perante um percurso agressivo, muito técnico, e ainda adversários de grande nível.

Artur Mendonça foi o mais bem classificado dos dois corredores portugueses, tendo terminado na 34ª posição, a 6m41s do vencedor, o norueguês, Martin Farstadvoll, que completou a prova em 1h13m06s. Seguiu-se Rafael Sousa, que fechou no 42º lugar, a 7m33s do vencedor.

O seleccionador nacional de BTT, Pedro Vigário, ressalvou que a equipa partiu para esta prova com o objectivo de ganhar alguma experiência neste tipo de percurso, ao qual não estão ainda muito habituados, sublinhando a importância de dar sequência ao trabalho de incremento da experiência internacional dos jovens corredores portugueses de BTT.

A fase inicial foi muito complicada, visto que os dois corredores não se conseguiram habituar muito bem ao percurso.

De referir que este é um dos percursos mais exigentes a nível internacional e que o nosso objectivo era precisamente que os corredores ganhassem alguma experiência.

Na segunda metade da prova, tanto o Artur [Mendonça] como o Rafael [Sousa] começaram a estabilizar na classificação e, no final, notava-se que estavam mais tranquilos e mais à vontade.

Claro que não foram os resultados aos quais eles estão habituados nem que eles queriam, mas é importante ganhar experiência também neste tipo de percursos mais técnicos e mais agressivos”, afirmou Pedro Vigário.

Amanhã será altura de Beatriz Sousa e Mariana Líbano entrarem em competição no sector feminino, na categoria de júniores do circuito internacional UCI Junior Series. A partida está prevista para as 08h45, hora portuguesa.

FP Ciclismo