Início Mod. individuais Xadrez

Ibero-Americano: Dupla vitória lusa na 7ª ronda do 8º campeonato

251
José Guilherme Santos - Campeonato Ibero-Americano 2022 - Cidade do México

A sétima jornada do 8º Campeonato Ibero-Americano, que decorre na Cidade do México, correu de feição aos dois representantes portugueses, que obtiveram vitórias nas partidas efectuadas e ficaram mais próximo do objectivo da conquista da norma de mestre internacional.

José Guilherme Santos, mestre FIDE com 2363 pontos Elo, entrou na ronda com 4 pontos e defrontava o mestre internacional chileno Matias Perez (2404 pontos Elo), com as peças brancas, e obteve significativo triunfo, que o coloca na 16ª posição, com os mesmos 5 pontos do 13º.

Mais importante é a performance do jogador do GX Alekhine, que subiu para os 2406, bem dentro dos requisitos para a norma de MI.

O outro mestre FIDE luso presente na Cidade do México, José Francisco Veiga (2366 pontos Elo), tinha 3,5 pontos antes da sétima jornada e regressou aos triunfos, frente ao mexicano Jerónimo Real (2147 pontos Elo).

Veiga subiu ao 25º lugar, com 4,5 pontos e uma performance de 2373, também com expectativa para a norma, o que, no caso do jogador da A.XAT Montemor-o-Novo, conduzirá ao título automático de mestre internacional, pois o jovem xadrezista já obteve duas normas e já ultrapassou os necessários 2400 pontos Elo.

As emoções aumentam assim para os dois jogadores portugueses, que voltam à acção nos tabuleiros às 22 horas (hora de Portugal Continental) desta sexta feira, dia 18 de fevereiro, para partidas decisivas da oitava jornada.

Guilherme joga na mesa 11 frente ao mestre internacional cubano Michel Perez Diaz (2459 pontos Elo), enquanto Veiga estará na mesa 18, para defrontar outro mestre internacional, Kenneth Beckman (México, 2242 pontos Elo).

As partidas dos dois jovens portugueses podem ser acompanhadas em directo através das plataformas online Chess24, Follow Chess, Chess.com e Lichess.

O 8º Campeonato Ibero-Americano é liderado pelos grandes mestres Jaime Santos Latasa (Espanha, jogador da A.XAT Montemor-o-Novo) e Sandro Mareco (Argentina), ambos com 6 pontos.

FP Xadrez