Início Mod. individuais Xadrez

Ibero-Americano: Duo luso começa 8º campeonato com vitórias

262
Xadrezistas Portugueses - Campeonato Ibero Americano de Xadrez - Cidade do México

Boa estreia dos dois xadrezistas portugueses no 8º Campeonato Ibero-Americano. No supertorneio da Cidade do México, os mestres FIDE José Francisco Veiga e José Guilherme Santos venceram as respectivas partidas da primeira jornada e fazem parte do grupo de 75 jogadores com um ponto averbado.

Jogando com as peças pretas, José Francisco Veiga (2366 pontos Elo) venceu com relativa facilidade o mexicano Jardon Gonzalez Diaz (1807), fazendo valer a enorme diferença de pontuação Elo.

Já José Guilherme Santos (2363 pontos Elo) defrontou, com as peças brancas, a mestre internacional feminina do México Tejas Ancheyta (1789) e também se impôs com autoridade.

Os objectivos de ambos os jovens jogadores portugueses de perseguirem normas de mestre internacional estão assim intactos e poderão começar a ganhar corpo, se os dois vencerem os duelos da segunda jornada, marcada para as 10 horas (16 horas em Portugal Continental) de domingo, dia 13 de fevereiro.

Veiga defronta, de brancas, a mestre internacional feminina Karla Fernandez (Cuba), uma jogadora cotada com 2025 pontos Elo, enquanto Guilherme joga com o mexicano Zuben Jorajuria (1582), que protagonizou uma das surpresas da primeira ronda.

As partidas dos portugueses (e de todos os outros jogadores envolvidos neste Ibero-Americano) poderão ser acompanhadas em directo através da plataforma Chess24 (online via site ou via aplicação para smartphones).

A competição, que consta de nove jornadas, termina no dia 19 de fevereiro e decorre nas instalações do Complexo Cultural Los Pinos, na Cidade do México.

A Federação Portuguesa de Xadrez continuará a acompanhar as incidências da prova, podendo os interessados consultar mais detalhes no site oficial (https://iberoamericano.fenamacajedrez.com/).

FP Xadrez