Início Mod. individuais Xadrez

Ibero-Americano: Representantes de Portugal já estão na Cidade do México

276
Xadrezistas Portugueses - Campeonato Ibero Americano de Xadrez - Cidade do México

Já estão na Cidade do México os dois representantes portugueses no Campeonato Ibero-Americano de Xadrez, prova que reúne alguns dos melhores jogadores da Península Ibérica, da América do Sul e da América Central.

Os mestres FIDE José Francisco Veiga e José Guilherme Santos são os dois xadrezistas lusos, que começam o torneio com adversários acessíveis, frente aos quais se esperam vitórias, na melhor forma de iniciar a concretização dos objectivos de ambos, que é a obtenção de normas de mestre internacional.

José Francisco Veiga, cotado com 2366 pontos Elo, é o número 31 do torneio, que integra 166 jogadores. Curiosamente, José Guilherme Santos, com 2363 pontos Elo, é o número 32, numa lista liderada pelo grande mestre peruano Jorge Cori, que possui 2650 pontos Elo e é o campeão ibero-americano vigente.

Caso Veiga consiga a desejada norma de mestre internacional, ser-lhe-á automaticamente atribuído o respectivo título, pois o xadrezista da A.XAT Montemor-o-Novo já obteve duas normas e também já atingiu os necessários 2400 pontos Elo.

Quanto a Guilherme, ainda procura a primeira norma, que está perfeitamente ao alcance, visto que o jovem xadrezista do GX Alekhine tem demonstrado boa forma, reflectida no triunfo no Torneio Nacional de Mestres, em dezembro de 2021.

A primeira ronda desta oitava edição do Campeonato Ibero-americano Absoluto está marcada para as 22 horas do dia 12 de fevereiro (16 horas na Cidade do México) e as partidas podem ser acompanhadas em directo através da plataforma Chess24.

A competição, que consta de nove jornadas, termina no dia 19 de fevereiro e decorre nas instalações do Complexo Cultural Los Pinos, na Cidade do México.

A Federação Portuguesa de Xadrez irá acompanhar as incidências da prova, podendo os interessados consultar mais detalhes no site oficial (https://iberoamericano.fenamacajedrez.com/).

FP Xadrez