Foi uma abertura do WRC 2022 emocionante, que durou até ao fim, com um duelo entre os dois Sébastien. O triunfo foi para Loeb.
Na nova era dos carros híbridos, a M-Sport Ford colocou três Puma nos cinco primeiros lugares, discutindo com a Toyota a vitória na prova e a liderança entre os construtores.
A Hyundai esteve muito longe do pretendido. Loeb e Ogier discutiram sempre a vitória na prova, e até chegaram a estar empatados na liderança.
A dança dos segundos entre os dois pilotos franceses foi emocionante até final, com o Toyota de Ogier a sofrer um furo na penúltima especial e perder a liderança de novo para Loeb.
O campeão do mundo ainda sofreu uma penalização de 10 segundos por falsa partida para a Power Staage, ganha pelo jovem Kalle Rovanpera em Toyota.
O primeiro pódio do WRC 2022 viu Sébastien Loeb subir ao 1º lugar, com 10,5 segundos de vantagem para Ogier e 1m39,8 para o 3º classificado, que foi Craig Breen em Ford Puma.
Desde o início que se adivinhava a luta entre Loeb e Ogier, com a restante concorrência a acumular problemas e a ficar demasiado longe dos dois primeiros lugares.
A Ford foi a marca que esteve em evidência na estreia dos híbridos Rally1, embora a Toyota tenha respondido de forma inteligente e competitiva.
Depois de um pódio com dois Ford, um Toyota e dois veteranos que coleccionam 17 títulos juntos, foram dois jovens a terminar a prova no top-5.
Com Kalle Rovanpera a levar o Toyota Yaris ao 4º lugar a 2m16,2 do vencedor, seguido por Gus Greensmith, que se estreou a vencer um troço do WRC, ao volante de um Ford Puma híbrido.
Quanto à Hyundai, o melhor que conseguiu foi a 6ª posição com Thierry Neuville a 7m42,6 de Sébastien Loeb.