Início Extra Competição

Selo Estudante-Atleta: Reconhecer e distinguir boas práticas no Ensino Superior

112
Selo Estudante-Atleta - IPDJ

Distinguir instituições que fomentam a articulação das carreiras académica e desportiva e reconhecer boas práticas junto de estudantes-atletas, são os objectivos do IPDJ.

O IPDJ acaba de lançar o Selo Estudante-Atleta, como forma de distinguir as Instituições do Ensino Superior (IES) que fomentam a articulação entre a carreira académica e a carreira desportiva e reconhecer boas práticas junto dos/as estudantes-atletas, incentivando o apoio estrutural à carreira dupla no Ensino Superior.

As candidaturas, abertas a IES ou suas Unidades Orgânicas (UO), públicas ou privadas, que tenham implementado o Estatuto de Estudante Atleta do Ensino Superior, devem ser submetidas online entre os dias 21 de janeiro e 28 de fevereiro; os resultados serão divulgados até 31 de maio, no portal do IPDJ.

Para receberem o Selo Estudante-Atleta, as IES ou UO têm de somar um mínimo de 70 pontos, no conjunto das pontuações obtidas nos diferentes critérios elencados no Anexo I do Regulamento, que estabelece as normas de atribuição desta distinção.

Para a atribuição do Selo é considerada a implementação de condições suportadas em regulamentação própria, metodologias, infraestruturas, recursos, instrumentos e iniciativas que se destinem ao efectivo apoio estrutural do estudante-atleta.

A informação prestada no formulário de candidatura tem de ser comprovada através da apresentação de documentos, tais como:

regulamentos; relatórios; documentos estratégicos; fotografias ou vídeos institucionais de infraestruturas para a prática desportiva no campus; recursos e materiais desenvolvidos; e outros documentos que se entendam relevantes, tal como descrito no artigo 6º do Regulamento.

O Selo Estudante-Atleta é atribuído por dois anos consecutivos, e pode ser suspenso ou retirado, caso a informação prestada no processo de candidatura não corresponda à realidade ou se houver alteração das condições que levaram à sua atribuição.

Pretende-se que os/as estudantes-atletas beneficiem de melhores condições de conciliação da carreira dupla, com vista a uma melhoria dos seus resultados, quer académicos, quer desportivos, e também um maior sucesso no pós-carreira desportiva.

O IPDJ, como entidade pública que promove a atividade desportiva em Portugal, pretende que mais IES apostem no Desporto, também como factor de diferenciação positiva na capacidade de atrair alunos/as.

Regulamento Selo EA-IES (pdf)

IPDJ