Início Mod. individuais Judo

Grand Prix de Portugal 2022: Mais de 30 judocas portugueses a competir em Almada

120
Jorge Fonseca - Judoca

Os ‘olímpicos’ Catarina Costa, Telma Monteiro, Patrícia Sampaio, Anri Egutidze e Jorge Fonseca, lideram os mais de 30 judocas portugueses que competem na estreia do Grande Prémio de Portugal, de 28 a 30 de janeiro.

Portugal, habituado a receber as Taças do Mundo e, depois, os Open, recebe pela primeira vez um Grande Prémio, competição contratualizada no último ano com a Federação Internacional de Judo e que traz a Almada alguns dos melhores judocas mundiais.

A competição conta, desde logo, com cinco dos oito atletas portugueses que estiveram nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, nomeadamente Catarina Costa (-48 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Anri Egutidze (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).

Em relação aos Jogos, Portugal já não terá neste Grande Prémio a judoca Joana Ramos, que terminou a carreira de atleta e passou a integrar a equipa técnica da Federação, nem Bárbara Timo, nem Rochele Nunes.

Timo, que passou a competir em -63 kg, baixando dos -70 kg, foi recentemente operada a uma pequena lesão num dedo de um pé, e Rochele Nunes (+78 kg) ainda recupera da rotura de ligamentos e do menisco sofrida em outubro no ‘Grand Slam’ de Paris.

Na lista de 35 judocas portugueses inscritos, num misto de juventude e experiência: Jorge Fonseca, bicampeão mundial e bronze em Tóquio2020, é o nome mais forte, a par de Telma Monteiro, bronze no Rio2016 e múltipla medalhada no circuito internacional.

O Grande Prémio de Portugal decorrerá entre sexta-feira, 28 de janeiro, dia dedicado aos pesos mais leves, e domingo, a fechar a competição com as categorias mais pesadas.

Os 35 judocas serão acompanhados pela equipa técnica formada por Ana Hormigo, Pedro Soares, Marco Morais, Joana Ramos, António Saraiva e Jerónimo Ferreira.

Na competição são esperados cerca de 400 atletas, de 46 países dos cinco continentes, alguns dos quais da elite do judo mundial.

Programa dos judocas portugueses

Sexta-feira, 28 jan

Catarina Costa, Raquel Brito, Inês Ribeiro e Denisa Grecu (-48 kg), Joana Diogo e Maria Siderot (-52 kg), Telma Monteiro, Mariana Esteves, Maria Inês Rosário e Teresa Trindade (-57 kg), Rodrigo Lopes, Francisco Mendes, Rafael Chambel e Bruno Bento (-60 kg), Bernardo Tralhão, Bruno Barros, Gonçalo Oliveira e Kainan Pires (-66 kg).

Sábado, 29 jan

Margarida Brás, Wilsa Gomes e Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Thelmo Gomes e Saba Danelia (-73 kg), João Fernando, Manuel Rodrigues e Eduardo Silva (-81 kg).

Domingo, 30 jan

Patrícia Sampaio e Carolina Paiva (-78 kg), Anri Egutidze e Miguel Dias (-90 kg), Jorge Fonseca, Diogo Brites, Ailton Cardoso e João Pires (-100 kg).

Lusa